CEV discutirá regulamentação de estacionamento de caminhões no Jardim Casqueiro

crédito: Rodrigo Palassi

O porto de Santos é uma das principais portas de exportação e importação do país. Por conta disso, a movimentação de caminhões nas áreas próximas a ele é constante, sendo que os moradores de Cubatão sentem no cotidiano os problemas desse fluxo. Na sessão de ontem (03/10), o vereador Sérgio Calçados (PPS) propôs a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) a fim de discutir ações para regulamentar o funcionamento de locais destinados ao estacionamento de veículos pesados no Jardim Casqueiro.

Segundo Sérgio Calçados, o grande fluxo de caminhões na região das Ruas Julio Cunha, Olívia de Jesus Peralta e José Maria Ruivo vem causando transtornos aos moradores do Jardim Casqueiro. O vereador defende o diálogo entre transportadoras, poder público e população para organizar a atividade desses veículos pesados. Ele ainda afirmou que a CEV discutirá possíveis alterações no Plano Diretor do município. "A cidade vem passando por muitas transformações e devemos estar atentos a isso".

É comum os caminhoneiros não se intimidarem com as diversas placas espalhadas no Jardim Casqueiro, que proíbem o estacionamento de qualquer tipo de veículo pesado. Eles costumam parar o caminhão em guia proibida, exigindo que os moradores locais façam "malabarismo" para sair de casa de carro.

Ivan Hildebrando (PSB) ressaltou que desde a administração passada, vem denunciando o descaso dessas transportadoras com o município. Ele também defendeu uma ampla discussão do Plano Diretor da cidade por parte dos parlamentares e da população.

Toninho Vieira (PSDB) fez coro ao colegas vereadores e disse que existem diversos pátios clandestinos na região do Jardim Casqueiro. O parlamentar acredita que o momento é de normatizar o funcionamento desses estacionamentos de caminhões, a fim de oferecer melhores condições de trabalho aos caminhoneiros.