Linhas Intermunicipais que circulam em Cubatão passam a se integrar com VLT

Foto: Rafael Motta

O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), e os vereadores Cleber do Cavaco (PRB) e Lala (SD) se reuniram hoje (21/09) com representantes da gerência regional da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), em Santos. Na pauta da discussão, a integração das linhas metropolitanas que circulam em Cubatão com o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que opera entre as cidades de Santos e São Vicente. Os dois modais são de responsabilidade da empresa BR Mobilidade.

Rogério Plácido das Neves, gerente regional da EMTU, explicou que a partir de agora os passageiros das linhas 938, 906, 917, 918, 919 e 936 poderão fazer a integração nas estações Bernardino de Campos, Ana Costa e Conselheiro Nébias do VLT, utilizando o BR Card. A operação será feita da seguinte forma: o usuário pagará pela tarifa maior de um dos modais, acrescido de R$ 1,00, e poderá circular por duas linhas metropolitanas e o VLT, economizando dinheiro e tendo mais opções de transporte.

Esse sistema de integração foi uma das recomendações feitas pela Comissão Especial de Vereadores (CEV) criada para tratar do assunto no âmbito da Câmara. O grupo de trabalho, conduzido por Rodrigo Alemão, também quer que a EMTU estude a possibilidade de implantação do BRT em Cubatão, utilizando um corredor de ônibus, como feito em diversas cidades do Brasil, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Para mais informações sobre o sistema de integração das linhas intermunicipais, consulte www.emtu.sp.gov.br