Marcinho solicita ampliação do programa Viva Leite na cidade

Crédito: Rodrigo Palassi

Na sessão de ontem (30/05), o vereador Marcinho (PSB) apresentou requerimento solicitando que o programa Viva Leite, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, seja ampliado em Cubatão, de modo que possa atender a todas as crianças carentes da cidade.

De posse de dados oficiais, o vereador explicou que o Viva Leite beneficiou no ano passado somente 206 crianças na cidade, cobrindo apenas 11,8% desse segmento populacional. Marcinho criticou a gestão anterior por não ter se esforçado para ampliar o programa para outros bairros do município.

Marcinho lembrou que programa funciona adequadamente na Vila Esperança, onde uma equipe voluntária é responsável pela distribuição do leite a crianças necessitadas daquela comunidade. Entretanto, outros bairros periféricos e carentes continuam excluídos do Viva Leite.

O Viva Leite é o maior programa de distribuição gratuita de leite pasteurizado do Brasil, servindo anualmente 90 milhões de litros de leite para crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses. Por mês, cada beneficiário recebe 15 litros de leite enriquecido com ferro e vitaminas A e D.

No total, são 322.790 crianças atendidas em todo Estado, sendo 105.728 na região metropolitana e 217.062 no interior. Em 2017, o orçamento do programa Vivaleite totaliza o montante de R$ 168.660.412,20.

Ivan Hildebrando (PSB) lembrou que por falta de vontade do governo anterior, o programa encerrou as atividades em algumas comunidades da cidade. Ele destacou o trabalho realizado pela Capela Santo Agostinho, quando distribuía o leite às crianças da Água Fria. "Toda ajuda é válida enquanto a situação não melhora".

Rafael Tucla(PT) discordou das críticas dos colegas parlamentares acerca da responsabilidade do governo anterior sobre o funcionamento do Viva Leite na cidade. O vereador explicou que algumas entidades foram descredenciadas por falta de documentação junto ao Conselho Municipal da Criança e Adolescente. Ele ainda ressaltou que a administração passada foi responsável por implementar vários programas sociais no município.