Poder Legislativo celebra convênio com IFSP Campus Cubatão

Na última sexta (01/09), a Câmara Municipal celebrou a assinatura de um convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Cubatão. A parceria prevê a criação de vagas de estágio no Legislativo para alunos da instituição da área de informática que morem na cidade. O encontro ocorreu na sede da unidade no Jardim Casqueiro.

O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), disse que o convênio além de oferecer uma oportunidade de estágio, também tem o objetivo de aproximar o Legislativo do IFSP Campus Cubatão, presente na cidade há 30 anos. O parlamentar disse que o município passa por uma grave crise por conta do processo de desindustrialização, por isso, é importante que tanto a academia quanto os vereadores pensem em alternativas para reverter esse quadro.

Vanessa Toledo, diretora-secretária da Câmara, apresentou um projeto aos diretores do IFSP Campus Cubatão sobre a criação de um programa na TV Legislativa para incentivo da divulgação científica. Nele, alunos e professores poderão expor seus estudos e pesquisas sobre diferentes campos do conhecimento. A ideia é começar a produzir em breve os primeiros episódios da nova atração.

O diretor geral do IFSP Campus Cubatão, Robson Nunes da Silva, aproveitou a ocasião para pedir apoio da Câmara no suporte logístico da I Jornada Integrada do IFSP, evento que ocorrerá em novembro e agregará os três maiores congressos realizados pelo Instituto (CONEPT, CONICT e CONEMAC), sob o tema “Inovando, Diversificando e (Re) Construindo”. Silva quer que as escolas do município participem das atividades que serão desenvolvidas no campus. A Jornada promoverá palestras, seminários, oficinas e atrações culturais.

Participaram da celebração do convênio Eduardo Henrique Gomes, diretor de Pesquisa, Inovação e Extensão do IFSP Campus Cubatão, Gisela Mendonça, coordenadora de Extensão, Adeiza Monteiro, da coordenadoria de comunicação social da unidade de ensino e presidente do Fundo Social de Solidriedade da cidade. Os vereadores Toninho Vieira (PSDB), Lala (SD), Jair do Bar (PT), Sérgio Calçados (PPS) e Marcinho (PSB) também estiveram presentes no encontro.

História - A Unidade de Ensino Descentralizada de Cubatão da Escola Técnica Federal de São Paulo (ETFSP) foi instalada em 1987, inicialmente, na Rua Tamoio, na Vila Paulista, em um prédio cedido pela Prefeitura. Em 2001, a Uned Cubatão deixou a antiga sede e se instalou em seu prédio próprio, ocupando um terreno de 25.700m² no Jardim Casqueiro. Em dezembro de 2008, com a transformação do CEFET-SP em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), a Uned Cubatão passou a ser denominada Campus Cubatão.

O IFSP Campus Cubatão tem atualmente aproximadamente 1400 alunos. Ele oferece os seguintes cursos: Técnico em Automação Industrial, Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Eventos integrado ao Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos: Informática Básica e Cursos Superiores de Tecnologia em Automação Industrial, em Gestão de Turismo, Engenharia de Controle e Automação e Licenciatura em Matemática.

Poder Legislativo celebra convênio com Instituto Federal Campus Cubatão

fotos: Rodrigo Palassi