Projeto concede título de entidade de utilidade pública à Associação Laranjeira

De autoria da vereadora Érika Verçosa (PSDB), o projeto que concede o título de entidade de utilidade pública à Associação Laranjeira foi aprovado pelos parlamentares na última sessão (26/09). A organização, criada em novembro de 2015, oferece cursos de dança e música para crianças e adolescentes da comunidade de Pilões.

Érika Verçosa comentou que acompanha de perto as atividades sociais desenvolvidas pela Associação Laranjeira. "Trata-se de um trabalho lindo que serve à municipalidade". Ela também destacou a atuação do empresário Jairo Laranjeira, idealizador da entidade, que resolveu através sua paixão pessoal, a música, capacitar crianças e jovens e proporciona-los um futuro melhor.

Sérgio Calçados (PPS) fez coro à vereadora e disse que Cubatão precisa de empresário como Jairo Laranjeira, que além de gerar empregos na cidade, também mantém um projeto social que beneficia tantas crianças e adolescentes no Pilões. O vereador lembrou que Laranjeira cedeu gentilmente o espaço de sua empresa para que a Secretaria de Assistência Social realizasse o cadastramento dos beneficiados locais do programa Bolsa Família.

A Associação Laranjeira oferece cursos de canto, violão, flauta doce, musicalização e dança. As atividades promovem valores culturais e artísticos, fortalecem vínculos comunitários e contribuem para a construção de espaços de cidadania. As aulas ocorrem na sede da entidade, localizada na rua Caminho dos Pilões, 28, no Pilões. .

O título de utilidade pública garante às entidades, associações civis e fundações o reconhecimento como instituições sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à sociedade. Entidades sem fins lucrativos são aquelas capazes de reverter em finalidades estatutárias ou em manutenção e expansão do próprio negócio todos os lucros obtidos em atividades comercial, industrial e de serviços desenvolvidos por ela.

O projeto foi aprovado em primeira discussão e será apreciado novamente pelos vereadores na próxima sessão (03/10).