Sessão Solene homenageia o ex-jogador Pepe e destaques do esporte cubatense

crédito: Rodrigo Palassi

A Câmara Municipal de Cubatão promoveu ontem (26/10) a Sessão Solene Alusiva à Outorga da Medalha Legislativa do Mérito Esportivo. O orador oficial da solenidade foi o ex-jogador do Santos Futebol Clube e da Seleção Brasileira, José Macia, o Pepe. Conduzida pelo chefe do Legislativo Cubatense, Rodrigo Alemão (PSDB), a solenidade homenageou personalidades da cidade que se destacaram no esporte.

Com 405 gols marcados em 750 partidas, Pepe é o segundo maior artilheiro da história do Santos, perdendo apenas para Pelé. O homenageado considera ser "o maior artilheiro humano da história do Santos - porque Pelé veio de Saturno". Em 15 anos de clube (1954 a 1969), ganhou o apelido de "Canhão da Vila", por seu fortíssimo chute de esquerda. Também ganhou duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira em 1958 e 1962.

Pepe, acompanhada de sua esposa, Lélia Serrano Macia, agradeceu a homenagem recebida da Câmara e disse que estava vivendo um momento muito feliz. O homenageado ressaltou que o único clube que defendeu na carreira foi o Santos Futebol Clube. Ele também fez questão de comentar que nunca foi expulso de uma partida como atleta profissional.

Além de Pepe, foram homenageados pela Câmara, Carlos Alberto Felix Silva, Odair Francisco da Silva Burahem, Adilson Dama, Edison dos Santos Azevedo, Wendel marques dos Santos, Maria Helena Azzoline Soares, Carlos Roberto da Cruz e Ivonaldo Aluízio oliveira da Silva.

O vice-prefeito Pedro de Sá afirmou que o atual governo tem o compromisso de resgatar o esporte da cidade. Ele disse que o Memorial dos Atletas Cubatenses, antiga reivindicação dos esportistas do município, é uma das prioridades da administração para 2018.

Participaram da solenidade os vereadores Rafael Tucla (PT), Jair do Bar (PT), Cleber do Cavaco (PRB), Dr. Anderson Veterinário (PRB), Aguinaldo Araújo (PDT), Marcinho (PSB), Fábio Roxinho (PMDB), Sérgio Calçados (PPS) e Lala (SD). Também fizeram parte da mesa dos trabalhos o secretário municipal de Esportes e Lazer, Mauro Haddad Nieri e o jornalista Ademir Quintino, comentarista do canal Esporte Interativo.

A solenidade contou com a apresentação dos integrantes da Banda Inovassom, Zé Carlos (vocal) e Wagner Rocha (violão).

Sessão Solene - Mérito Esportivo - 26/10/17