Vereadores aprovam em primeira discussão projeto de melhoramento interpessoal

crédito: Rodrigo Palassi

Na terça passada (07/11) durante a sessão, foi aprovado em primeira discussão o projeto de lei nº 103/2017 que institui o "programa de práticas restaurativas", de autoria do vereador Toninho Vieira (PSDB). O programa tem como objetivo promover a cultura da paz, através da mediação de conflitos.

No projeto apresentado pelo parlamentar, o conflito é reconhecido como inerente a vida humana, a "prática restaurativa" visa transformar os conflitos em debates respeitosos. Nos debates, todas as partes teriam garantidos seu direito de contar sua versão dos fatos e, por meio de uma mediação justa, encontrar uma melhor maneira de resolução do que a violência física, verbal ou psicológica.

O vereador comenta que o programa trará grande beneficio para a cidade e sua prática será mais bem sucedida a partir de parcerias com organizações como o poder judiciário, associações comunitárias, assistência social e instituições de ensino.

O documento apresentado na ultima sessão, aponta que a "pratica restaurativa" vem sendo implantadas em escolas e grupos de trabalhos com grande relevância em outras partes do país, como, por exemplo, no Rio de Janeiro.