Vereadores se reúnem com Sociedades de Melhoramentos dos Bairros

crédito: Rodrigo Palassi

Com o objetivo de aproximar o Poder Legislativo das demandas das comunidades, a Câmara promoveu ontem (09/10) a segunda reunião com os presidentes de Sociedades de Melhoramentos dos Bairros de Cubatão. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), e acompanhados pelos vereadores Wilson Pio (PSB), Cleber do Cavaco (PRB) e Marcinho (PSB).

A pedido de Rodrigo Alemão, o servidor Rafael Henrique Motta explicou o funcionamento do site institucional da Câmara, destacando o sistema de consulta a trabalhos legislativos, como indicações, requerimentos e projetos de lei. Além disso, o técnico também mostrou como as lideranças de bairro podem pesquisar sobre as respostas do Executivo às solicitações do Legislativo.

A apresentação do site da Câmara ainda incluiu a publicização da ordem do dia referente aos projetos de lei que são apreciados semanalmente pelos vereadores, os resumos e os vídeos relativos às sessões ordinárias. Com essa divulgação, os munícipes podem conferir como cada parlamentar votou durante à apreciação das proposituras.

O presidente da Câmara comentou sobre a necessidade de a população ficar atenta à Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima as receitas que o governo espera arrecadar durante o ano e fixa os gastos a serem realizados com tais recursos. Rodrigo Alemão ressaltou que o valor estimado para 2018 é 33% menor ao deste ano, o que, segundo ele, está próximo à realidade orçamentária do município.

Na sequência, os representantes dos bairros puderam apresentar as demandas de suas comunidades aos vereadores. Entre os temas abordados, estão mudanças na lei de zoneamento do município, a ausência de sinalização em algumas ruas, a escalada da violência na cidade e a falta de nivelamento nas calçadas. Todas as solicitações foram anotadas pelos vereadores, que posteriormente discutirão como resolvê-las junto ao Executivo.

Os encontros entre vereadores e representantes das Sociedades de Melhoramentos dos Bairros ocorrem mensalmente.