“Desafio 19k Marina Andrade” fará parte do calendário oficial de eventos da cidade

Leonardo Cruz sob supervisão

Os vereadores aprovaram, ontem (20), em sessão ordinária, o projeto de lei Nº 70/2023, que inclui no calendário oficial da cidade, a prova esportiva “Desafio 19K Marina Andrade”. O autor da matéria, o vereador Tinho (REPUBLICANOS), destaca que o evento conecta esporte, turismo e meio ambiente no manguezal de Cubatão. "É um projeto de extrema importância que irá fomentar a atividade física e o setor turístico", afirmou o parlamentar. A matéria foi aprovada em primeira e segunda discussões, sendo a última em regime extraordinário.

Tinho ressalta na proposta que, além de fomentar a cultura esportiva no município, a intenção é trazer novas correntes turísticas por meio da canoagem. Segundo a justificativa, devido Cubatão ser margeada por rios e manguezais e possuir a única raia olímpica em águas abertas da América do Sul, no Rio Casqueiro, a maioria dos participantes são da cidade. No documento o vereador ainda cita que o desafio é realizado, anualmente, no último sábado do mês de julho pela canoísta Marina Andrade.

A justificativa também diz que a última edição do evento contou com mais de 200 inscritos. A prova é realizada no Rio Cubatão e demonstra a recuperação ambiental na cidade que aconteceu há mais de 30 anos. A matéria também menciona que Marina Andrade atua com profissionais habilitados, há um ano e meio, nas aulas de canoagem.

O parlamentar do Republicanos comentou que a beleza dos rios e manguezais de Cubatão atrai muitos visitantes de fora. Tinho mencionou os projetos de canoagem que são feitos pela professora Renèe Castro e que o Píer do Casqueiro também é um atrativo no município. Segundo o vereador, o comércio local também será beneficiado com o projeto.

A matéria agora segue para sanção do prefeito municipal e redação final.

Uso e Ocupação do Solo

Os parlamentares também aprovaram, em primeira e segunda discussões, o projeto de lei Nº 01/2024, de autoria do chefe do Poder Executivo, que altera a lei complementar que institui normas sobre o parcelamento, uso e ocupação do solo em Cubatão.