AFIP e Prefeitura explicam agendamento de exames em reunião de comissão
Danilo Bonifácio sob supervisão
A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata sobre o fluxo de atendimento de saúde em Cubatão escutou ontem (03/04) representantes da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP) e da Prefeitura para discutir o agendamento de exames, consultas e procedimentos médicos para os pacientes da cidade. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da CEV, o vereador Marcinho (PSB), e contou com a participação dos parlamentares Guilherme do Salão (PSB) e Batoré (Agir).
Luana Dourado, biomédica e representante da AFIP, explicou sobre o processo de agendamento de exames laboratoriais, destacando que, atualmente, a regulação de vagas da Prefeitura disponibiliza apenas 30 em virtude da redução de 50% no contrato. "A regulação de vagas recebe as demandas das UBS e distribui a listagem para a AFIP. A cada semana, uma planilha é atualizada, e nela consta a quantidade de pacientes que a AFIP deve atender na respectiva unidade ", explicou Luana.
A biomédica também ressaltou que a distribuição de pacientes é feita com base nas demandas mensais, que são atualizadas pelas UBS, mas que a empresa de medicina diagnóstica não tem acesso ao critério utilizado na distribuição das vagas. Luana ainda ressaltou que a AFIP age com transparência na prestação de serviço à população de Cubatão.
Ericles Vieira da Silva Santos, Chefe da Divisão de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, aproveitou a oportunidade para falar sobre futuras melhorias no sistema de regulação de vagas. “Estamos buscando formas de otimizar esse processo e reduzir o impacto da escassez de vagas, de modo que os pacientes sejam atendidos de forma mais rápida e eficiente”, afirmou.
Além disso, foi mencionado que a lista de pacientes, que inclui as presenças e faltas, é atualizada semanalmente pelas UBS, o que ajuda a garantir que a AFIP tenha informações mais precisas sobre as necessidades de atendimento. No entanto, o grande volume de absenteísmo nas consultas continua a ser um desafio a ser enfrentado.
Adeíza MonteiroOliveira, secretária adjunta de Ciência, Inovação e Tecnologia, comentou que existe uma previsão de melhorias no fluxo de atendimento a longo prazo, com a implantação de um sistema de agendamento integrado via aplicativo, que deverá ser lançado até agosto de 2025. Esse sistema tem como objetivo facilitar a comunicação entre a Secretaria de Saúde e os munícipes, além de otimizar o agendamento de atendimentos e o acompanhamento das filas de espera.
Segundo o presidente da CEV, é preciso melhorar a transparência e a eficiência no processo de regulação de vagas para exames clínicos, consultas e procedimentos cirúrgicos, especialmente diante do cenário de alta demanda na cidade. "Nosso objetivo é que o fluxo funcione de uma forma que seja agradável a todos, tanto para os profissionais quanto para os munícipes", afirmou Marcinho. O parlamentar disse que existem UBS com 300 pacientes na fila esperando o agendamento de um hemograma.
Marcinho também disse que a CEV convocará representantes de outras empresas prestadores de serviços da saúde de Cubatão. A ideia, segundo o parlamentar, é contribuir para melhorar esse fluxo e tentar reduzir a fila de espera no que refere a exames laboratoriais e outros procedimentos médicos.
Também participaram da reunião Odair Wilson Jr (Chefe do Serviço de Atenção à Saúde e Serviço de Especialidades e Beatriz Pedrosa (Diretora de Atenção à Saúde).