Afonsinho toma posse como vereador na Câmara de Cubatão

Foto: Michel Carvalho

Na manhã desta sexta (3), José Afonso, o Afonsinho, tomou posse como vereador da Câmara Municipal de Cubatão. O parlamentar obteve 715 votos nas eleições de 2020 e é o primeiro suplente do PSDB após o falecimento do ex-vereador Anderson Rosa Matias, o Gallo, que teve 875 votos. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa Legislativa, Ricardo Queixão (PSDB) e contou a presença do prefeito municipal Ademário Oliveira.

Afonsinho ocupará a vaga de César da Silva Nascimento (PSDB), que solicitou licença da Câmara Municipal para assumir a Secretaria Municipal de Governo na gestão do prefeito Ademário Oliveira. O recém-empossado integrará as Comissões Permanentes das quais o agora secretário fazia parte.

Em seu discurso de posse, Afonsinho disse que conta com a ajuda de sua família e dos demais parlamentares para realizar um grande trabalho a favor da população. O vereador disse que assumir o mandato de vereador nesse momento é um propósito de Deus. Ele lamentou o falecimento de seu colega de partido, Gallo, por conta de complicações da Covid-19, e disse que chegou a pensar em não assumir nessas condições pela tristeza de perder um amigo.

O prefeito municipal destacou a lealdade de Afonsinho e a identidade que o recém-empossado tem com as políticas públicas desenvolvidas pelo PSDB nos diferentes níveis de governo. Ademário Oliveira também disse que o vereador é um exemplo de pai, empreendedor e de servidor público. Ele ainda deu um conselho ao novo integrante do Legislativo dizendo que os aplausos das galerias nem sempre coincidem com a gestão responsável da coisa pública.

Também participaram da solenidade os vereadores Alessandro Oliveira (PL), Allan Matias (PSDB), Tinho (Republicanos), Jaque Barbosa (PSD), Rodrigo Alemão (PSDB), Topete (PSD).

Histórico - Nascido em 29 de agosto de 1947, Afonsinho é natural de Espera Feliz (MG). Casado com Irani da Silva Afonso, o parlamentar tem duas filhas, Luciana e Fabiana Afonso. Ele é avô de Daniele Quintiliano e Victória e Kauã Afonso e é bisavô de Gustavo e Gabrielle. O vereador chegou em Cubatão ainda jovem, com o objetivo de trabalhar no Polo Industrial da cidade. Em seguida, Afonsinho se tornou servidor público municipal, atuando em diferentes secretarias, com destaque para o trabalho na Divisão de Transportes. Morador da Vila Nova há 46 anos, o parlamentar atua como comerciante no bairro. O parlamentar é fundador e idealizador da Creche Criança Feliz, no Morro do Índio, na Vila Esperança, que atende cerca de 300 crianças da comunidade.