Alessandro Oliveira cobra funcionamento de ar-condicionado nas escolas municipais

Alessandro Oliveira cobra funcionamento de ar-condicionado nas escolas municipais

Foto: Rodrigo Palassi

Leonardo Cruz sob supervisão

Na quadragésima sessão ordinária, ocorrida hoje (14), Alessandro Oliveira (PL), por meio de requerimento, pediu ao Poder Executivo, informações acerca do funcionamento dos ares-condicionados das Unidades Municipais de Ensino (UME’s). No documento, o parlamentar cobra a relação dos números de aparelho em cada unidade, quantos não funcionam, prazo para colocar em atividade os que não são ligados e data de instalação nas escolas que não possuem.

Segundo a requisição, durante as visitas in loco, foi notado que, as salas de aula não possuem climatização adequada para os alunos. O vereador cita que os ares-condicionados instalados não passam de “enfeite” e que a finalidade do investimento deveria ter sido para garantir o conforto térmico dos estudantes e servidores. Além dos alertas de especialistas sobre as ondas de calor, o parlamentar reiterou que as recomendações não são seguidas na rede municipal de ensino.

Para Alessandro Oliveira, presenciar a cena dos alunos suportando o calor dentro das salas de aula é muito triste. O parlamentar informou que há um ventilador para os estudantes, porém, o vento gerado é quente e o aparelho é barulhento. O vereador ainda ressaltou que as necessidades mínimas não são cumpridas na cidade, sequer a Lei Federal Nº 13,589, que dispõe sobre a manutenção de instalações e equipamentos de sistemas de climatização de ambientes.