Alessandro Oliveira e Jaque Barbosa são os representantes de Cubatão na Uvebs

Foto: Washington Luiz

A União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) realizou hoje (6), pela manhã, na Câmara Municipal de São Vicente, a eleição de sua nova diretoria. Os parlamentares Alessandro Oliveira (PL) e Jaque Barbosa (PSD) são os representantes do Legislativo Cubatense na entidade, que tem o objetivo de integrar os municípios da região e buscar soluções metropolitanas a questões comuns às cidades, por meio de interlocução política com os poderes Estadual e Federal.

No biênio 2021-2022 da Uvebs, Jaque Barbosa será a diretora de comunicação e Alessandro Oliveira integrará o conselho consultivo da entidade. Por conta da pandemia de coronavírus, o evento foi restrito apenas aos parlamentares interessados em ingressar na entidade e aos servidores do Legislativo Vicentino.

Na pauta da nova diretoria da Uvebs, está uma agenda com os deputados estaduais e federais eleitos pela Região para estreitar relações e sanar as demandas metropolitanas. Recentemente, a entidade participou da articulação responsável pela aprovação do projeto de lei 361/20, pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que obriga a Central de Regulação de Oferta de Serviço em Saúde (CROSS) a divulgar as listagens de pacientes que aguardam por vagas em UTIs e leitos nos hospitais públicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Região. Desde 2018, a Uvebs atua politicamente por essa demanda.

Criada em 2010, a UVEBS congrega os vereadores das nove cidades da Baixada Santista (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Peruíbe, Santos e São Vicente). A entidade representa os 136 vereadores eleitos na Região, que possui cerca de 1,8 milhão de habitantes.

Os mandatos na (Uvebs) tem duração de dois anos e começam a valer imediatamente.