Alessandro Oliveira pede instalação de CAPS infantojuvenil na cidade

O vereador Alessandro Oliveira (PL) apresentou hoje (13), durante a sessão ordinária, cinco solicitações ao Poder Executivo. Entre os requerimentos aprovados no plenário, destaca-se o pedido de criação de um Centro de Atenção Psicossocial voltado ao público infantojuvenil na cidade. A sugestão do parlamentar é que o novo equipamento ocupe a antiga sede da Casa Menino Felipe (CAMEFE) no Jardim São Francisco.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), nos próximos 20 anos, a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas. Alessandro Oliveira comentou que essa patologia também cresce entre crianças e adolescentes, exigindo apoio daqueles que estão em volta e ajuda profissional.

Na justificativa do requerimento, o vereador mencionou a pesquisa do Instituto de Psiquiatria da USP, que mostrou que, num universo de quase 7 mil crianças e adolescentes (com idade entre 5 e 17 anos), 26% apresentam sintomas clínicos de ansiedade e depressão, ou seja, precisam de atendimento especializado nesse período pandêmico.

O parlamentar ressaltou que o momento é delicado tanto para adultos quanto para crianças e adolescentes. Ele defendeu que a prevenção deve chegar primeiro do que o problema, ou seja, o agravamento de quadros depressivos. Alessandro Oliveira, que é psicólogo de profissão, comentou que o público infantojuvenil, às vezes, sofre com problemas emocionais, como um existencial, que os adultos não conseguem dimensionar.

O vereador Cesar Nascimento (PSDB) contou que recentemente vivenciou um caso de depressão juvenil em sua família. Ele disse que muitos pais, por uma educação rígida que tiveram, não sabem lidar com os quadros de ansiedade, solidão e tristeza dos filhos. “Não se dá a devida atenção”. O parlamentar disse que o CAPS infantojuvenil está perto de se tornar realidade na cidade, bastando só alguns detalhes burocráticos para sua concretização.

Outros requerimentos

Alessandro Oliveira pediu que o Poder Executivo crie uma força-tarefa para regularizar a situação das entidades sociais que atuam na cidade. O vereador comentou que algumas dessas organizações estão com dívidas ou com outros problemas burocráticos. A ideia, de acordo com o parlamentar, não é um programa de anistia, mas um instrumento legal como um REFIS para promover a recuperação financeira das entidades que fazem um trabalho importante em Cubatão.

O parlamentar do PL solicitou também que a Prefeitura providencie o transporte dos familiares de dependentes químicos que são internos em clínicas terapêuticas. Alessandro Oliveira ressaltou que o Poder Público precisa assumir essa responsabilidade, uma vez que muitas famílias estão em situação de vulnerabilidade social e não pode arcar com as despesas de transporte.

Alessandro Oliveira pede também que o Poder Executivo realize estudos técnicos a fim de analisar a possibilidade de recomposição gradual das perdas salariais dos servidores públicos municipais, bem como o reajuste dos valores dos cartões alimentação e refeição do funcionalismo, de modo a adequar à realidade econômica atual.

Por fim, o vereador solicitou à administração municipal que reative os cursos de qualificação profissional para jovens e adultos na Fábrica da Comunidade, assim que exista segurança sanitária para a realização de atividades presenciais.