Alessandro Oliveira se reúne com o Executivo para debater melhoria do atendimento nas unidades de saúde
Por Nicole Vasques
O vereador Alessandro Oliveira (Republicanos) se reuniu na última terça-feira (20), com o Executivo, para debater a construção de um fluxo de atendimento mais humanizado aos pacientes da cidade. O encontro contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Márcio Oliveira, gerentes e chefes de divisão das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e uma representante da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, que administra a atenção básica de saúde no município.
Na reunião, o prefeito César Nascimento (PSD) relatou que Alessandro o acionou sobre reclamações de moradores que foram atendidos em diversas UBS de Cubatão e desaprovaram a experiência. As queixas incluem desde rispidez até a falta de empatia de profissionais da saúde que, diante do paciente, deveriam exercer o acolhimento.
"Nós estamos aqui para fazer valer o direito das pessoas", disse o prefeito, solicitando aos responsáveis pelas unidades que conversem com seus colaboradores sobre o tema.
Alessandro destacou que fornecer um atendimento de qualidade à população é obrigação do setor público e avaliou que, para trabalhar com pessoas, é necessário “trocar de sapato” com elas.
"Quem mais sofre é quem precisa do serviço da unidade", ressaltou o parlamentar. "A gente tem convicção de que é possível fazer melhor, fazer bem. E, para fazer bem, precisa, de fato, ter o que eu acho primordial em cada um: empatia", completou.
Durante o encontro, o secretário de Saúde destacou que o fluxo de atendimentos deve ser pensado de modo a priorizar certos grupos, como gestantes e pacientes oncológicos, mas isso também não vem acontecendo. Assim como Alessandro, ele apontou a necessidade de garantir um tratamento atencioso a todos que buscam as unidades. "É o olhar de dentro que faz a diferença", disse.
Nascimento pediu que o secretário fiscalize a situação nas unidades e orientou os gestores visando à melhoria da experiência dos pacientes. Com isso, a expectativa é garantir a satisfação do morador cubatense com o serviço público municipal de saúde.