Alessandro Oliveira solicita censo sobre pessoas com deficiência na cidade
O vereador Alessandro Oliveira (Republicanos) apresentou na última terça-feira (13), em sessão ordinária, um requerimento solicitando que a Prefeitura promova um censo municipal sobre o número de pessoas com deficiência. O objetivo da medida será criar uma base de dados sobre essa população na cidade para, então, estudar formas de beneficiá-la.
Alessandro afirma que a Casa Legislativa está sempre discutindo políticas voltadas às pessoas com deficiência, sobretudo as com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele destaca, porém, que muitas crianças não têm acesso a tratamento e acompanhamento adequados.
"A intenção desse requerimento é que o município se organize e faça o quanto antes esse levantamento. Ou seja, o número de pessoas com deficiência, o número de autistas na cidade para que tenhamos condições de buscar políticas públicas para esses segmentos", destacou o vereador.
Guilherme Amaral (PSD) parabenizou o parlamentar e reafirmou a importância da iniciativa, mostrando-se favorável ao envio de ofício ao Executivo. "É muito importante que nós entendamos a inclusão no município como algo multissetorial", ressaltou. Carioca (PSDB) também elogiou Alessandro e se colocou à disposição. "Juntos, a gente vai poder dar o resultado que realmente essa causa merece", acrescentou ele.
A discussão foi aprovada em plenário. Com isso, será expedido ofício ao Poder Executivo para a análise da proposta e, mediante estudo de impacto orçamentário e financeiro, à implantação no município.
Vale mobilidade
O vereador ainda apresentou outro requerimento solicitando que o Executivo faça estudos técnicos, jurídicos e financeiros para a implantação do vale mobilidade aos servidores da prefeitura. Ele propõe reduzir a contrapartida, ou desconto do salário-base, de 6% para 1%.
Caso a medida seja aprovada pelo Executivo, o servidor poderá utilizar o benefício para se deslocar da forma que desejar até o local de trabalho. "Cubatão tem muito recurso, então nada mais justo de a gente fazer com que seja 1% apenas e o servidor tenha condição de usufruir dos seus ganhos", afirmou o parlamentar.
A pauta foi aprovada pelos vereadores e será expedido ofício à Prefeitura para análise.