Alessandro Oliveira solicita estudo para avaliar subsídio de 70% no transporte público
Por Nicole Vasques
O vereador Alessandro Oliveira (Republicanos) apresentou ontem (13/05), em sessão ordinária, um requerimento solicitando que a prefeitura estude a implantação de um subsídio para custear 70% do valor da tarifa do transporte público coletivo em Cubatão. Ao destacar a importância da medida, o parlamentar salienta que toda a população será beneficiada, sobretudo as comunidades periféricas.
Alessandro reconhece que o ideal é a instituição da "tarifa zero", na qual o Poder Público arca com o custo integral da passagem de ônibus. Como essa realidade ainda é distante por questões financeiras e orçamentárias, requereu o envio de um ofício ao Executivo para que realize um estudo e, no futuro, implemente o subsídio em questão.
"Mais que justo, principalmente para aquela população das comunidades, que tem uma dificuldade de locomoção para ir atrás de emprego", ressalta o parlamentar do Republicanos, destacando a importância de evitar o transporte clandestino na cidade. Ele afirma: "A gente está com o comércio quebrado e precisa fomentar o comércio. Isso é uma possibilidade de avançar".
Alessandro ainda levantou a possibilidade de avaliar a tarifa zero aos fins de semana. Carioca (PSDB) elogiou a iniciativa do parlamentar. "Eu acho que quem ganha com isso é esta Casa, quem ganha com isso é o Governo Municipal", destaca o vereador do PSDB.
A discussão foi aprovada em plenário. Na sequência, será expedido ofício ao Poder Executivo para a análise da proposta e, mediante estudo de impacto orçamentário e financeiro, à implantação no município.