Allan Matias quer criação de Secretaria da Pessoa com Deficiência
Rafaela Ribeiro sob supervisão
O Vereador Allan Matias (PSD) apresentou durante sessão plenária na última terça-feira (19), uma série de requerimentos ao poder executivo. Os documentos se referem às áreas da saúde, educação, mobilidade urbana e acessibilidade. Dentre as solicitações destaca-se o pedido para a criação de uma Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e do Idoso.
De acordo com o requerimento apresentado, o pedido tem o objetivo de implementar políticas públicas específicas para esses grupos, promover parcerias entre o poder público e a iniciativa privada, além de garantir mais qualidade de vida à população da melhor idade e com mobilidade reduzida.
“Eu sei que não posso legislar em matéria com impacto financeiro. Mas fica aí o requerimento como sugestão ao próximo governo”, ressaltou o vereador do PSD. O parlamentar disse que pessoas com deficiência (PCDs) sofrem com a falta de espaço de referência para atendimento de suas demandas. Ele ainda destacou que é preciso centralizar os diversos serviços públicos em um único espaço para facilitar a vida de PCDs e idosos.
Outros requerimentos
Matias também solicitou a construção de uma quadra coberta e criação de novas salas na UME Alagoas, localizada no bairro Fabril. A medida busca atender ao crescente número de estudantes na região e melhorar as condições de ensino, proporcionando uma infraestrutura mais adequada para comunidade escolar.
Em resposta aos desafios de mobilidade na cidade, o vereador requereu à concessionária Ecovias a instalação de um ponto de apoio e resgate no km 50 norte da Rodovia Anchieta, com a finalidade de agilizar os serviços de emergência. O parlamentar também solicitou estudos para a construção de uma nova UBS no bairro Rubens Lara, atendendo à crescente demanda de atendimento médico na região, que abrange os bairros Jardim Casqueiro, São Judas Tadeu e Parque São Luiz.
“Considerando as complexidades encontrada pelos moradores da Cota 200 em usar a Unidade Básica de saúde, seja pela falta de estrutura adequada, seja pela péssima localização, o bairro necessita urgentemente de uma nova unidade básica de saúde afim de proporcionar um acesso mais seguro a unidade, tanto para a população quanto par os profissionais da saúde.”, afirma Allan Matias.
O vereador explica, a Secretaria Municipal de Obras efetuou estudos aponta que existe uma área pública situada em frente ao retorno principal do bairro, que seria ideal para a construção de uma nova unidade básica de saúde.