Allan Matias quer instalação de Centro de Convivência no Pinheiro do Miranda

O vereador Allan Matias (PSDB) solicitou hoje (29), em sessão plenária, a instalação de um Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFV) no Pinheiro da Miranda. Segundo o parlamentar, o equipamento público possui um caráter preventivo, sendo pautado na defesa e na afirmação de direitos, e no desenvolvimento de capacidade dos usuários.

O vereador explicou, em seu requerimento, que os Centros de Convivência são serviços que fazem parte da Política Nacional de Assistência Social do governo federal, ofertado de forma complementar ao trabalho social desenvolvido com as famílias. Allan Matias destacou que esses equipamentos públicos são espaços de promoção de cidadania e não de caridade.

Na justificativa, o parlamentar chama a atenção para o fato de que os moradores do Pinheiro do Miranda precisam ter um espaço para convivência, de modo que possam praticar atividades físicas, esportivas e de lazer. O vereador disse que o CCFV também pode desenvolver cursos gratuitos de capacitação e na área da cultura. Allan Matias ressaltou que o bairro possui áreas inutilizadas que possam abrigar a nova unidade de assistência social.

“Fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva”, ressaltou Allan Matias ao listar os objetivos dos centros de convivência.

Nova UBS

O parlamentar do PSDB também pediu a instalação de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Pinheiro da Miranda. No requerimento, Allan Matias afirma que já existe um projeto na Secretaria de Obras relativo a um novo posto médico no bairro.

O vereador comentou que a atual UBS do bairro está localizada numa área que alaga bastante quando chove e que precisa urgentemente de reparos na estrutura. “A comunidade do Pinheiro do Miranda merece uma unidade de saúde moderna e com acessibilidade”.