Allan Matias solicita reforma na escola estadual Zenon da Fabril

Allan Matias solicita reforma na escola estadual Zenon da Fabril

Foto: Rodrigo Palassi

Na última sessão plenária realizada ontem (22), o vereador Allan Matias (PSDB) apresentou um requerimento que solicita que o Poder Executivo reforme e adapte o prédio anexo da Escola Estadual Zenon Cleantes Moura, localizada no Fabril, para absorver a demanda dos alunos que residem no Fabril, Água Fria e no Pinhal do Miranda. No requerimento, o vereador disse que as crianças estudam no Centro de Educação Unificada (CEU), localizado no centro da cidade. “Fazendo a reforma do prédio que era do governo estadual e foi cedido para o município, os pais terão seus filhos mais próximo, além de aumentar a segurança as crianças, já que não precisarão ser deslocadas para o centro da cidade”. O vereador concluiu que além de cuidar das crianças que terão menos desgaste indo para a escola, haverá menos gasto no cofre público com a economia do transporte.

Roxinho (MDB) disse que o anexo é um assunto antigo e que a própria diretora da EE Zenon, pediu que o Executivo tomasse alguma providência sobre o assunto, pois além dos alunos que poderiam ser alocados, a condição da escola estava prejudicando os alunos que já estudam na unidade. O parlamentar mencionou relatos de mães dizendo que os filhos estavam correndo riscos e que, além do transporte, questionaram sobre a situação da UME Pernambuco. “Não só eu, mas acredito que alguns parlamentares receberam da ouvidoria reclamações de pais sobre o transporte e sobre a UME Pernambuco, onde em vistoria, encontramos cestas básicas que deveriam ser entregues para os alunos, vencidas”. Roxinho concluiu, trazendo o relato de uma mãe que disse sobre a falta de estrutura da UME Píauí, para receber os alunos que foram transferidos da UME Pernambuco, e que dentro da escola, um lado está perfeito, enquanto o outro lado do telhado tem goteira e molha as salas de aula.

Guilherme do Salão (PROS) comentou a necessidade de modernizar as escolas e relembrou a visita que fez na UME Espírito Santo, onde ocorreu um curto-circuito na rede elétrica e mencionou a facilidade com que qualquer pessoa, inclusive os alunos, conseguem abrir a caixa de disjuntores. O parlamentar pontua que os poderes precisam ouvir os munícipes e os servidores das escolas, pois eles vivenciam o dia a dia das unidades e sabem o que é melhor para elas. Guilherme concluiu dizendo que, em unidades escolares que ele visitou, viu que a rede elétrica precisa ser modificada pois “ se liga um ar condicionado, desliga dez; se liga uma geladeira, apaga a luz”.

Alessandro Oliveira (PL) disse que as reformas nas unidades de ensino não serão efetivas, se não for feito o que precisa ser feito, caso contrario “liga o ar de baixo e o de cima não liga”. O parlamentar destacou que na UME José Padre de Anchieta, chove dentro da UME e que os alunos precisam desviar das escadas e dos itens usados na reforma. “Meu filho estuda no Anchieta e, ao entrar, precisa desviar de escada, pois não houve o planejamento de reformar as escolas nos dois anos que ficou fechada. A Câmara mandou recurso e a reforma está sendo feita de qualquer jeito”. O vereador concluiu que falta planejamento para colocar os alunos de volta nas unidades de ensino e falta organização para oferecer condições para os alunos estudarem.

Requerimentos

Allan Matias apresentou outros três requerimentos
destinados ao Poder Executivo. No primeiro, o parlamentar solicita ao Executivo e a Secretaria de Segurança Pública Municipal a manutenção e instalação de novas câmeras de monitoramento em locais estratégicos na cidade. No requerimento, o vereador alega que a instalação e a manutenção auxiliará na segurança da cidade, além de diminuir a criminalidade, visto que a cidade, de 36 câmeras de monitoramento instaladas na cidade, apenas duas funcionam.

No segundo requerimento, o parlamentar solicita a instalação e troca de placas de sinalização de ruas, avenidas, próprios públicos, limite de velocidade e estacionamento. Allan alega que as placas auxiliam no fluxo de pessoas, veículos de entrega e correspondência serão beneficiados com as placas, além de ajudar na sinalização das ruas.

O terceiro requerimento solicita ao Executivo e a Secretaria Municipal de Esportes a manutenção de toda a extensão do campo situado na rua Maurino de Oliveira Moura, no Jardim Nova República, além da instalação de iluminação, alambrados e vestiários. Allan disse que a manutenção do campo é necessária, pois os moradores dos bolsões estão impossibilitados de utilizarem o único campo com as dimensões de futebol, privando o incentivo do desenvolvimento das atividades esportivas.

Ordem do Dia

Os dois projetos pautados na ordem do dia foram aprovados em primeira discussão. O primeiro projeto nº 35/2021, de autoria do vereador Alessandro Oliveira, que autoriza a criação do Programa de Equoterapia como método terapêutico de saúde pública para pessoas com deficiências (PCDs). Na justificativa do projeto, o vereador destaca os benefícios, como a melhora do equilíbrio e da postura, desenvolvimento da coordenação motora, estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva, melhora do tônus muscular, aumento da força muscular, facilitação da integração social, desenvolvimento da motricidade fina, estimulação do funcionamento dos órgãos internos, aumento da autoestima e da autoconfiança, estimulação do afeto, devido ao contato com um animal, promoção da sensação de bem-estar, entre outros benefícios. Além disso, menciona que já tem uma área propícia para a instalação da infraestrutura apropriada.

O segundo projeto de lei nº 01/2022, de autoria do vereador Tinho (Republicanos), institui e denomina o projeto “Arte na Cidade - Cubatão mais colorida”. O projeto tem como objetivo dar “vida artística” aos próprios municipais, além de valorizar os artistas do município e de outras cidades. Essa iniciativa, como acontece em capitais como São Paulo e Recife, "deixa locais esquecidos e deteriorados mais atraentes, transformando algo sem vida, em galerias artísticas ao ar livre, além de inibir pichações".