Allan Matias solicita vagas no ensino fundamental da UME Usina Henry Borden

Por Leonardo Cruz sob supervisão

Em sessão ordinária, ocorrida hoje (12), o vereador Allan Matias (PSDB) solicitou a disponibilidade de vagas para alunos do ensino fundamental, no período da manhã e tarde, na Unidade Municipal de Ensino (UME) Usina Henry Borden. Segundo o parlamentar, a UME tem capacidade para atender 420 alunos entre os dois períodos, no entanto, recebe atualmente apenas 156 estudantes.

Allan Matias mencionou que houve uma reforma na UME Usina Henry Borden pela Empresa Metropolitana de Água e Energia (EMAE), onde foi feita a troca de pisos, forros, serviços de pintura e instalação de brinquedos. O vereador disse que, do quarto ao nono ano, a quantidade de estudantes em sala de aula é pequena e que os pais cobram a administração municipal para que tenha mais vagas na rede à outras crianças. Além disso, o parlamentar afirmou que a escola já possui qualidade na estrutura e o que falta é gestão junto a secretaria competente.

Alessandro Oliveira (PL) ressaltou que, ao longo de 7 anos, nada foi feito na educação da cidade. O parlamentar comentou que esteve na UME Maranhão e não havia ar-condicionado funcionando nas salas de aula para os alunos. Para o vereador, os secretários do atual governo municipal são oportunistas e todo desleixo em Cubatão é culpa do Poder Executivo.

Sérgio Calçados (PSB) reiterou que, além da reforma, a UME Usina Henry Borden necessita de profissionais atuantes. O vereador disse que o município não oferece qualificação para os professores e mais uma vez entrará em um ano letivo com a falha recorrente. O parlamentar também ressaltou que não permitirá que a cidade permaneça com as mesmas questões, sendo que, possui um orçamento bilionário.