Aprendizes participam do programa “A Casa É Sua” e questionam parlamentares

Os aprendizes do Camp Cubatão que atuam na Câmara Municipal participaram hoje (14) do programa “A Casa É Sua”. Durante a visita, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Poder Legislativo e o cotidiano parlamentar, além de vivenciarem práticas de cidadania ativa, com a participação dos vereadores Sérgio Calçados (PSB), Roxinho (MDB), Alessandro Oliveira (PL), Allan Matias (PSDB) e Guilherme do Salão (PROS).

Primeiramente, os aprendizes assistiram a um vídeo no anfiteatro Hugo Scanavacca. Entre os conteúdos apresentados na projeção, informações sobre os regimes políticos, a divisão de poderes no Brasil, a Constituição Federal, espírito republicano, papel da Câmara Municipal e a importância da participação cidadã. Em seguida, os estudantes tiveram a oportunidade de questionar os vereadores sobre os problemas da cidade e também sobre as atividades parlamentares desenvolvidas no parlamento.

Depois da sabatina com o vereadores, os aprendizes conheceram o plenário da Câmara (Sala Helena Meletti Cunha), espaço em que os representantes eleitos discutem e votam matérias de interesse público. Os estudantes também participaram de uma simulação de eleição para a Mesa Diretora da Câmara em que aprenderam as funções de cada membro desse órgão parlamentar.

Diego Queiroz, 16 anos, que trabalha no setor de Comunicação da Câmara, disse que a experiência foi muito interessante. O jovem, que perguntou aos vereadores sobre a implantação da taxa de coleta de resíduos sólidos em Cubatão, afirmou que é importante questionar os representantes do povo sobre o que acontece na cidade. Para o aprendiz, todos os jovens do município deveriam participar do programa “A Casa É Sua” para conhecer melhor o que acontece na Câmara.

O programa “A Casa É Sua” é uma atividade permanente de promoção da cidadania da Câmara de Cubatão. Segundo o servidor Michel Carvalho, que conduziu a atividade, o objetivo é capacitar e qualificar a atuação dos cidadãos, com destaque para crianças e jovens da cidade, a fim de que participem ativamente do processo democrático, sob a perspectiva das questões inerentes às funções e à atuação do Poder Legislativo.

Como Agendar
Escolas públicas e particulares, associações, entidades e outras instituições podem agendar visitas à Câmara entrando em contato com o Setor de Comunicação pelo telefone (13) 3362-1354 ou pelo e-mail imprensa@camaracubatao.sp.gov.br.