Associação de Monitores Ambientais de Cubatão participa da Tribuna Popular

A Associação de Monitores Ambientais de Cubatão e Costa da Mata Atlântica (AMAC) fez uso hoje (16), antes do início da sessão plenária, da Tribuna Popular da Câmara Municipal de Cubatão. A presidente da entidade, Lucielma Gomes, apresentou o trabalho da AMAC no fomento ao turismo ecológico da cidade e destacou as trilhas autorizadas no Núcleo Itutinga Pilões do Parque Estadual Serra do Mar.

Lucielma explicou que a AMAC foi fundada no ano passado com o objetivo principal de atender as demandas de monitoria do Núcleo Itutinga Pilões. Além disso, a entidade promove atividades de educação ambiental e de geração de renda. A presidente da AMAC ressaltou que os monitores associados são formados e capacitados pela Fundação Florestal e atuam seguindo normas e portarias do órgão estadual. Ela comentou que esses profissionais são cadastrados e credenciados para atuar e guiar trilhas autorizadas.

A presidente da AMAC afirmou que as trilhas autorizadas no município são: Rio Pilões (autoguiada), roteiro THIP (autoguiada), Cachoeira do Passareuva (monitorada) e Cachoeira Véu da Noiva (monitorada). Lucielma disse que o valor cobrado hoje pelo serviço de monitoria é baixo visto que os profissionais possuem treinamento em primeiros socorros e dispõem de equipamentos de segurança para acompanhar as trilhas.

Sobre a trilha da Cachoeira da Lagoa Azul, Lucielma esclareceu que o atrativo está em processo de regularização e de estruturação. Desse modo, os monitores da AMAC ainda não estão autorizados a realizadas atividades no local. “Caso turistas e guias clandestinos sejam abordados dentro da trilha, estarão infringindo as leis ambientais", alertou a presidente da AMAC.

Núcleo Itutinga Pilões

O Núcleo Itutinga Pilões foi criado pela incorporação das antigas Reserva Estadual da Serra do Mar, Reserva de Rio Branco–Cubatão e Reserva de São Vicente ao Parque Estadual da Serra do Mar, no ano de 1977. Sua área compreende 43,8 mil hectares de extensão e abrange os municípios de Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, São Bernardo do Campo, Santo André, São Paulo e Mogi das Cruzes.

O Núcleo realiza atividades de fiscalização, proteção e programas de uso público (visitação e educação ambiental), em sua sede, localizada em Cubatão e mais duas bases de apoio: Tibiriçá e Guariúma, respectivamente instaladas nos municípios de São Bernardo do Campo e Praia Grande.

Tribuna Popular

Estabelecida pela Resolução n° 2.851, de 28 de dezembro de 2016, a Tribuna Popular é um mecanismo de participação popular criado pelo Legislativo Cubatense, em que os munícipes terão espaço para apresentar críticas, sugestões e comentários sobre temas de interesse coletivo no plenário da Câmara.

A Tribuna Popular ocorrerá antes do início da primeira e da terceira sessões ordinárias do mês e terá a duração máxima de dez minutos. Para fazer uso da Tribuna Popular, o cidadão interessado deverá apresentar requerimento, por escrito, à Mesa Diretora da Câmara, entregue no protocolo da Casa de Leis, com antecedência mínima de cinco dias da data requerida.

No requerimento, o munícipe informará sua qualificação pessoal, o segmento ou organismo da sociedade civil que representa; e o assunto a ser tratado. O documento também deverá ainda ser subscrito por, no mínimo, cinco outros cidadãos, devidamente qualificados.

Mais informações sobre o projeto Tribuna Popular podem ser obtidas pelo telefone (13) 3362-1000 ou pelo email imprensa@camaracubatao.sp.gov.br.