Ato solene aborda desafios e mais incentivo ao empreendedorismo de Cubatão
Por Denise Crescêncio
O Legislativo promoveu ontem (04/12) o Ato Solene em Homenagem ao Empreendedorismo. Conduzida pelo vereador Xuxa (PSDB), a cerimônia teve como oradora oficial a empreendedora Katia Pinheiro Ventura, do ramo de confecções. Na ocasião, os homenageados compartilharam experiências profissionais, os desafios de empreender e pediram mais incentivo do município a quem quer abrir seu próprio negócio. Patrícia Ovalle, líder de operação do Sebrae, e Fabrício Lopes, secretário de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo, também prestigiaram a solenidade.
Outros empreendedores do município também foram homenageados no evento. São eles: Genilson Nazario dos Santos, Joseane Kelly Barbosa, Juliete Dortas Moreira dos Santos, Daniele Conceição Santos Santana, Zelma Aparecida de Moura, Francisco das Chagas Rodrigues, Elias Ferreira da Silva, Josefa Bessa dos Santos, Adriano Moura Santos e Jadilene Espinheira Ramos, representada pelo marido Givaldo dos Santos.
Os homenageados citaram os desafios, as oportunidades e as conquistas que envolvem o empreendedorismo. Kátia falou de modelos de negócio, da importância de estudar o produto que será comercializado e do público-alvo. “Empreender não é só sobre o que eu vou fazer. É sobre a necessidade de outras pessoas”, disse a empresária.
Durante os discursos, também foi abordada a importância do empreendedorismo na autoestima, sobretudo, das mulheres e o alcance dos produtos comercializados, que tem atravessado fronteiras. Outro ponto levantado foi a necessidade de desburocratizar os processos, a fim de oferecer mais incentivo a quem deseja empreender em Cubatão.
Xuxa destacou o papel do empreendedor e da empreendedora no desenvolvimento de Cubatão. “É uma forma de reconhecimento a essas pessoas que trazem o progresso para a nossa cidade”, afirmou ele. Patrícia Ovalle, do Sebrae, citou que as experiências partilhadas no evento representaram uma aula. “Cubatão é um município que se destaca muito na questão do empreendedorismo”, disse ela.
Em seguida, Fabrício mencionou que a cidade tem hoje mais de 12 mil CNPJs regulares, sendo que, deste total, 9.128 são Microempreendedores Individuais (MEIs). “Empreender não é só abrir uma porta, um comércio. Empreender é proposito, dedicação, cuidado com o outro”, reiterou o secretário, além de informar que a pasta está de portas abertas para a oferta de cursos e atendimento aos munícipes que empreendem e/ou almejam abrir seu próprio negócio.