Ato Solene celebra 50 anos de fundação do CAMP Cubatão

A Câmara Municipal promoveu ontem (11) o Ato Solene em Comemoração aos 50 anos de Fundação do Centro de Aprendizagem Metódico e Prático “Mário dos Santos” – CAMP Cubatão. A solenidade teve como objetivo, comemorar o jubileu de ouro da instituição, além de celebrar o serviço social prestado aos jovens do município. A oradora oficial do Ato foi Paola Bernal Del Risco, gerente da unidade de Cubatão da Yara Brasil Fertilizantes.

A solenidade foi instituída pela resolução nº 2991, de 21 de outubro de 2021, por iniciativa do vereador Sérgio Calçados (PSB), que presidiu o Ato. Estavam na mesa de autoridades, além do parlamentar, o atual presidente do CAMP Cubatão, Alex Ferreira dos Santos, o secretário municipal de Comunicação Social, Guilherme Amaral, representando o prefeito Ademário Oliveira, além da oradora oficial, Paola Bernal.

A oradora oficial destacou a parceria da empresa, com a instituição de formação de jovens de Cubatão, ressaltando o apoio e o auxílio que a Yara Brasil oferece, tanto para o CAMP, quanto para a cidade. Ela mencionou as ações sociais que a empresa fez no município durante a pandemia da Covid-19, como a distribuição de cestas básicas, produtos de higiene, além de auxiliar em projetos de capacitação para os professores para o ensino remoto. Ela destacou o fato de a empresa ter tantos jovens promissores em seu quadro de funcionários e afirmou que “Cubatão é um celeiro de talentos”. A gestora defendeu que outras empresas, a exemplo do que faz a Yara Brasil, contratem mais patrulheiros do CAMP.

Paola também destacou as ações que a Yara Brasil vem fazendo para contribuir com a questão climática, como a recente participação da empresa na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26). A gestora disse que a empresa firmou um compromisso em fazer o uso da tecnologia verde e que, esse marco, possibilita a fabricação da “amônia verde”, que seria livre de carbono e reduziria os impactos no meio ambiente, já que a amônia é usada na fabricação de fertilizantes – principal produto da empresa.

Os ex-presidentes do CAMP Cubatão também foram homenageados: Mário dos Santos (in memorian e fundador do CAMP Cubatão e presidente de 1971 até 1996), representado por suas filhas Andréa Linhares e Livia Afonso; Arlindo Fagundes filho (de 1996 a 2000; de 2007 a 2009 e de 2016 a 2019); Antonio Jorge dos Santos (de 2000 a 2007); Mário Luiz da Silva (de 2009 a 2013); Luiz Carlos Mendonça Correia (de 2013 a 2016). O atual presidente, Alex Ferreira dos Santos, também foi homenageado.

Alex Ferreira dos Santos, agradeceu a todos os colaboradores do CAMP, todas as empresas que contratam os “patrulheiros”, em especial a Yara Brasil Fertilizantes que, durante a pandemia, contratou os jovens, mesmo que eles não pudessem trabalhar de forma presencial. Ele ressaltou o orgulho em ser patrulheiro, contando as experiências profissionais que viveu, afirmando que “ser patrulheiro me mudou; sou o que sou graças ao CAMP”. Por fim, ele falou sobre os investimentos recentes na instituição, como a transformação da fachada, a mobília das salas, além de outras reformas nas instalações da entidade. Alex concluiu, relembrando todos os ex-presidentes que “deixaram a sua marca e ajudaram no crescimento do CAMP”.

Guilherme Amaral agradeceu aos ex-presidentes e as filhas do homenageado Mário dos Santos, pelo serviço que o CAMP prestou à cidade nesses 50 anos, “indo até os lugares onde o Poder Executivo não chega”. Ele ressaltou que a entidade é importante na inserção do jovem no mercado de trabalho, pois os mais novos encontram muitas dificuldades na busca do primeiro emprego e promove “igualdade de oportunidade e cidadania aos jovens”. O secretário também destacou o papel da Câmara no fortalecimento da instituição, com o envio de emendas parlamentares impositivas ao CAMP, o que contribui para a formação dos jovens do município”.

Estiveram presentes na solenidade os vereadores Allan Mathias (PSDB), Alessandro Oliveira (PL), Cesar Nascimento (PSDB), Guilherme do Salão (PROS), Rodrigo Alemão (PSDB), Roxinho (MDB), Tinho (Republicanos) e Topete (PSD). O ex-vereador Marcinho também esteve presente.

A solenidade contou com as apresentações da cantora do coral Zanzalá, Aline Cruz; e dos patrulheiros Ariane Ellen Santos da Silva e Lucas Leite Nunes.