Ato Solene celebra o trabalho de mulheres dedicadas ao círculo de oração

O Legislativo Cubatense promoveu ontem (18) o Ato Solene dedicado ao Dia do Círculo de Oração. A oradora oficial da solenidade foi a cantora missionária Midian Lopes Bueno, da Assembleia de Deus – Ministério Perus. A tradição desse movimento religioso começou na década de 40, na cidade de Recife (PE). O Ato Solene homenageou também mulheres, de diferentes denominações evangélicas de Cubatão, que se dedicam a orar e buscar as bênçãos de Deus para as famílias da cidade.

A solenidade foi conduzida por Wilson Pio (PSDB), autor do requerimento que criou a Comissão Especial de Vereadores (CEV) que organizou o Ato Solene dedicado ao Dia do Círculo de Oração no calendário oficial da cidade. Além do parlamentar que presidiu a solenidade, a mesa dos trabalhos foi composta pelas seguintes autoridades: o vice-prefeito municipal Ivan Hildebrando, o ex-presidente da Câmara, Aguinaldo Araújo, e a oradora oficial do Ato Solene.

“Representar as mulheres do Círculo de Oração é um privilégio”, ressaltou a oradora oficial. Ela destacou a importância desse grupo no meio cristão e disse que essas religiosas marcaram gerações com seu legado, tornando-se referências de fé. A cantora missionária já lançou diversos trabalhos no segmento gospel, sendo que o mais recente, “Músicas da Harpa”, está disponível nas plataformas digitais.

Aguinaldo Araújo, que é autor do projeto de lei que instituiu o Dia do Círculo da Oração no Calendário Oficial de Cubatão, ressaltou que tem orgulho de ter criado tal propositura e ter sido convidado para participar da solenidade. "Cubatão é sustentada e abençoada por Deus”, afirmou o ex-chefe do Legislativo. Ele ainda agradeceu ao vereador Wilson Pio, por ter dado continuidade a essa solenidade de exaltação às mulheres de fé.

Ivan Hildebrando comentou que na época em que se discutia o projeto de lei do Dia Municipal do Círculo da Oração na Câmara, muitas pessoas se levantaram contra a iniciativa. O vice-prefeito disse que ele e o ex-vereador Aguinaldo Araújo escutaram ironias a respeito da importância da matéria legislativa em questão. “Mas não tem coisa melhor do que servir a Deus”, exaltou Hildebrando que afirmou que após vencerem a “guerra”, muitos daqueles menosprezaram o projeto acabaram pedindo orações.

Além da oradora oficial, o Ato Solene dedicado ao Dia do Círculo de Oração também contou com a apresentação da cantora gospel Patrícia Oliveira da Silva, da Igreja “O Brasil para Cristo”. Os vereadores Alessandro Oliveira (PL), Afonsinho (PSDB), Allan Matias (PSDB) e Topete (PSD) também participaram da solenidade.

Origem - A tradição do Círculo de Oração tem início com o caso da menina Zuleide que apresentava uma grave enfermidade, sendo que ela não andava nem falava. Os médicos, na época, deram-lhe apenas oito anos de vida. Albertina, a mãe da garota, como uma mulher de fé, convidou algumas senhoras de sua igreja para ajudá-la em oração pedindo a Deus pela saúde de sua filha. A primeira reunião ocorreu no dia 06 de março de 1942 com a presença de sete religiosas. Zuleide, superando os prognósticos, cresceu e viveu até os 49 anos de idade. O movimento se espalhou rapidamente em todas as igrejas da Assembleia de Deus, espalhadas pelo Brasil afora.

A solenidade foi criada em Cubatão pela Lei Ordinária Nº 3.585, de 3 de junho de 2013, que institui no Calendário Oficial do Município de Cubatão o Dia do Círculo de Oração.