Ato Solene celebra presença portuguesa na cidade e homenageia personalidades lusitanas

A Câmara realizou ontem (9) o “Ato Solene em homenagem ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”, e teve como orador oficial João Jorge Peralta, pesquisador e filósofo. A solenidade também prestou homenagem a outras personalidades lusitanas que prestaram importantes na cidade. O Ato Solene foi conduzido pelo vereador Tinho (Republicanos), autor da iniciativa, criada pela Resolução Nº 3.011, de 16 de maio de 2022. A mesa dos trabalhos também foi composta pelos parlamentes Wilson Pio (PSDB) e Cleber do Cavaco, e o presidente Associação Luso Brasileira de Cubatão (Alubrac), o servidor legislativo Maurício Campina.

Peralta iniciou sua fala mencionando um trecho da música “O Amor a Portugal”, que se tornou um símbolo do exército português no combate à pandemia. O orador oficial ressaltou os monumentos da cidade que exaltam a lusitanidade, como a Praça Portugal, o Largo de Aveiro, a estátua de Luís de Camões e o Cruzeiro Quinhentista, que faz referência à chegada dos portugueses no litoral vicentino e às primeiras vias de ligação entre o mar e o planalto paulista. A escultura, que apresenta no seu centro as datas de 1500 e 1922, traz os nomes dos colonizadores Tibiriçá, José de Anchieta, Mem de Sá, Manuel da Nóbrega, Leonardo Nunes, Martim Afonso de Sousa e João Ramalho.

O professor destacou que o idioma português é a quarto mais falado no mundo, ficando atrás somente do mandarim, do inglês e do espanhol. São 260 milhões de pessoas (3,7% da população mundial) que falam a língua portuguesa, sendo o idioma oficial de nove países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial. Peralta explicou que o dia 10 de junho é feriado em Portugal, como tributo à data de falecimento de Luiz Vaz de Camões em 1580, a fim de relembrar os feitos passados do povo lusitano e também os milhões de portugueses que vivem fora de seu país.

Peralta nasceu em Vagos, distrito de Aveiro, em 2 de julho de 1936. Quase vinte anos depois, o orador oficial veio para Cubatão. Ele iniciou sua trajetória profissional na Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa), onde ficou até 1971. Após trabalhar no setor industrial, Peralta se dedicou à docência, se graduando em Filosofia, Pedagogia e Letras. O professor também atuou como assessor político na Câmara de Cubatão, entre 1973 a 1975, e dez anos se tornou secretário de educação, cultura, esportes e turismo.

A solenidade Manoel Augusto Tavares (PL) também prestou homenagens a outras personalidades portuguesas com forte identificação com a cidade. As bancadas com representante na atual legislatura indicaram os seguintes nomes: Armando Mesquita (PSDB), Armando Campinas Reis (MDB), Manuel Ferreira da Cunha Correia (PSB), Hermes Balula (Republicanos), José dos Santos Duarte (PSD), e Antonio Ferreira Duarte (Progressistas).

O presidente da Alubrac agradeceu ao Legislativo Cubatense por promover uma solenidade que quer resgatar o legado português no Brasil. Campina lamentou o fato de que as tradições estão diluindo com o passar do tempo, o que gera desconhecimento em grande parte das novas gerações. “Uma cidade sem história não tem rumo”. Ele defendeu que o Ato Solene em homenagem ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas” seja incluído no calendário oficial da Câmara de Cubatão por meio da criação de uma lei municipal.

A solenidade contou com apresentações musicais da fadista Ana Carla Lemos. Os parlamentares Rodrigo Alemão (PSDB), Rafael Tucla (Progressistas), Cabeças Bar (PSD), Afonsinho (PSDB), Sérgio Calçados (PSB) e Fábio Roxinho (MDB) também estiveram presentes no Ato Solene.