Ato solene em homenagem à Enfermagem celebra protagonismo dos profissionais e 50 anos do Coren-SP

Ato solene em homenagem à Enfermagem celebra protagonismo dos profissionais e 50 anos do Coren-SP

Autor: Rodrigo Palassi/CMC

Por Nicole Vasques

A Câmara realizou ontem (18/09), no Plenário do Legislativo, o Ato Solene em Homenagem a Profissionais da Enfermagem e Técnicos de Enfermagem, fruto de uma ideia compartilhada entre o vereador licenciado Ivan Hildebrando e Carioca, ambos do PSDB. Com 40 anos de experiência na Saúde, a oradora oficial do evento foi Gisela Maria Greco Vaz, que teve papel central na fundação da Escola Politécnica de Cubatão (CIEN), em 1995, e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município, em 2008. “A enfermagem precisa ser vista, precisa ser valorizada. Ela é um ato de cuidar”, declarou Gisela.

Estiveram presentes os vereadores da Casa e personalidades da área da Saúde, como o secretário da pasta, Márcio Luiz Amorim de Oliveira. O Legislativo Cubatense ainda prestou uma homenagem especial aos 50 anos do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), representado pelo tesoureiro da entidade, Jordevan Ferreira. Além de Gisela, foram homenageadas as seguintes profissionais: Jussara Silva Milheiro, pela bancada do Agir; Katia Ferreira de Lima, pelo União Brasil; Camila Oliveira Neri Accacio, pelo PSD; Vanessa Ingrid de Oliveira, pela bancada do PSDB, Marcia Aparecida Nunes Silva, pelo Republicanos, e Aline Cristina de Bastos Gomes Silva, pelo PSB.

Ao discursar sobre a importância do trabalho técnico dos profissionais da Enfermagem, Gisela recordou a luta da categoria para conquistar a jornada semanal de 30 horas de trabalho, fato concretizado com o apoio de Ivan. A oradora oficial do evento reforçou que, se antes esses profissionais sofriam com desvalorização, hoje se especializam cada vez mais e realizam estudos científicos internacionais.

"Se não fosse o Conselho [Coren-SP], hoje nós ainda seríamos aquele primórdio, em que a gente cuidava e diziam que era caridade. Hoje, nós somos profissionais. Todos nós, dentro da área em que executamos o nosso trabalho, somos profissionais especializados com pós, com mestrado. Nós sempre vemos o 'cuidar' como um 'cuidar' especializado", afirmou ela.

Gisela enfatizou que os profissionais da Enfermagem têm a função de cuidar sem olhar a raça, a cor ou a religião dos pacientes. Disse, ainda, que apesar de ter nascido em Santos (SP) foi adotada por Cubatão ao firmar a carreira no município. “Eu senti a necessidade de contribuir para a Saúde de Cubatão, eu via que não era só o 'cuidar', nós tínhamos a obrigação de contribuir como gestão, como planejamento, novos programas", destacou, lembrando diversos avanços que ajudou a conquistar na cidade.

Ao tomar o lugar na tribuna, Jordevan Ferreira, representante do Coren-SP, estendeu a homenagem a todos os profissionais e estudantes da Enfermagem do município. Conforme explicou, há mais de 660 mil profissionais da categoria no Estado de São Paulo, sendo que apenas em Cubatão são quase 2,5 mil, número composto majoritariamente por mulheres.

"Hoje nós estamos com diversos projetos para qualificar todos os profissionais de Enfermagem, para entregarem o melhor atendimento", disse Jordevan. "Nós estamos em um momento em que estamos fazendo diversas audiências contra a violência do profissional de Enfermagem e o profissional da Saúde, que estão na linha de frente. Tem aumentado muito os casos, então nós levantamos essa bandeira", acrescentou.

Atualmente à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social, Ivan Hildebrando agradeceu a presença de todos em nome do Prefeito César Nascimento e reforçou que os estudantes que prestigiaram o ato solene poderão, no futuro, ocupar o lugar de homenageados no plenário do Legislativo. Para ele, é urgente a necessidade de valorizar os profissionais da área.

"A gente não pode deixar de cobrar a valorização dessa categoria. A gente sabe que tem um piso nacional que não alcançou todos ainda e deveria, porque o enfermeiro, o profissional da Enfermagem, tem que ser muito bem remunerado por tudo que faz em favor da população", pontuou.

Presidindo o ato solene, Carioca agradeceu a presença dos parlamentares, das autoridades, da comunidade cubatense e de todas as homenageadas da noite.