Ato Solene homenageia personalidades do setor de turismo de Cubatão

A Câmara promoveu ontem (6) o Ato Solene em Homenagem ao Dia Mundial do Turismo no plenário do parlamento. A solenidade teve o objetivo de reconhecer o potencial turístico do município e de prestar homenagem a empreendedores e profissionais do setor. O orador oficial do evento foi o pesquisador Thiago Rodrigues Schulze, coordenador do curso de Bacharelado em Turismo do Câmpus Cubatão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP Cubatão).

Schulze, que é doutor em Educação Currículo pela PUC-SP, coordena inúmeros projetos de ensino, pesquisa e extensão ligados ao eixo “turismo e hotelaria” no IFSP Cubatão. O orador oficial também desenvolve pesquisas relacionadas a treinamento, desenvolvimento e carreiras em Turismo, bem como em inovações curriculares em Educação Superior. “Falar do turismo em Cubatão é um desafio”, ressaltou o educador durante o seu discurso.

O orador oficial comentou que transformar em produto turístico o que só existe em uma cidade é a grande questão a ser enfrentada pelos gestores. Ele afirmou que as potencialidades de Cubatão podem impulsionar o fluxo turístico no município e gerar emprego e renda. “Cubatão tem um grande futuro pela frente (no turismo)”, ressaltou Schulze.

A advogada Vilma Rosa, presidente do Conselho Municipal de Turismo, explicou que o setor é multidisciplinar, e envolve outras áreas, como cultura, educação e economia. Ela lembrou que Cubatão apresenta diferentes vocações turísticas, que vão desde o ecoturismo até o turismo industrial, passando pelo o de base comunitária. Vilma ressaltou que é preciso formar agentes multiplicadores, que possam difundir o fato de a cidade ser um símbolo de recuperação ambiental.

Fabricio Lopes, secretário municipal de Turismo, ressaltou a parceria entre a Prefeitura e o IFSP Cubatão no desenvolvimento de projetos na área. painel de debates “Cidades Irmãs”. O gestor também comentou que a gestão turística é transversal, sendo auxiliada por diferentes secretarias. Ele defendeu o diálogo entre empreendedores e profissionais de turismo da cidade, uma vez que a realização de eventos impacta no trânsito, na rede hoteleira, na gastronomia, entre outros campos.

Durante o Ato Solene, as bancadas com representação na Câmara homenageou as seguintes personalidades: Antonieta Cipriano (PSB), Geni Magalhães (PSDB), Wellington Borges (MDB), Caio Xavier Sodré (PROS), Lucielma de Sousa Gomes (PL), Wilson Bezerra da Silva (PSD), Gonçalo Linhares dos Santos Neto (PP) e Renée Castro Fernandes (Republicanos).

A solenidade foi conduzida pelo vereador Rodrigo Alemão (PSDB), autor da iniciativa, e contou com a participação dos parlamentares Sérgio Calçados (PSB), Fábio Roxinho (MDB). Guará (PP), Alessandro Oliveira (PL), Tinho (Republicanos), Rony do Bar (PSD) e Guilherme do Salão (PROS).

A aluna do curso de Bacharelado em Turismo do IFSP Cubatão, Beatriz Aparecida de Freitas Freire, estagiária da secretaria municipal de Turismo, também foi homenageada pelas gestores da pasta.