Aula de Cidadania: Alunos da Escola Estadual Zenon participam do “A Casa É Sua”

Os estudantes da Escola Estadual Prof. Zenon Cleantes de Moura, da Fabril, participaram ontem (17) do programa “A Casa É Sua” e tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do parlamento cubatense e o cotidiano legislativo. Durante a visita, os alunos do ensino fundamental vivenciaram práticas de cidadania ativa, com a participação dos vereadores Allan Matias (PSDB) e Jaque Barbosa (PSD).

Primeiramente, os estudantes tiveram a oportunidade de questionar os vereadores sobre os problemas da cidade e as atividades parlamentares desenvolvidas no parlamento. Entre as questões levantadas pelos adolescentes, estão aquelas relativas à saúde, lazer, transporte municipal, reforma das escolas e limpeza dos equipamentos públicos.

Após a sabatina com os vereadores, os adolescentes assistiram a um vídeo no plenário da Câmara. Entre os conteúdos apresentados na projeção, informações sobre os regimes políticos, a divisão de poderes no Brasil, a Constituição Federal, o espírito republicano, o papel da Câmara Municipal e a importância da participação cidadã. Em seguida, os estudantes também participaram de uma simulação de eleição para a Mesa Diretora da Câmara em que cada candidato apresentou suas propostas para melhorar a cidade.

A visita foi encerrada no Salão Afonso Schmidt, onde ficam as galerias dos constituintes e dos presidentes da Câmara.

Lucas Ferreira, professor de Ciências que acompanhou a turma, ressaltou que a atividade possibilita que os alunos possam conhecer o papel dos vereadores e manifestem sus reivindicações sobre os problemas de Cubatão. O educador explicou que preparou previamente os estudantes para participar do “A Casa É Sua”, de modo a estimular o senso de responsabilidade. Ferreira se mostrou emocionado ao observar o engajamento dos adolescentes, questionando os vereadores e demonstrando interesse pelas questões políticas que envolvem a cidade.

Amanda, uma das participantes, avaliou positivamente a atividade e comentou que é importante conhecer os vereadores da cidade e aprender mais sobre a organização dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Ricardo, outro aluno da Escola Estadual Zenon, destacou que os parlamentares esclareceram todas as dúvidas do grupo sobre as demandas da comunidade. O adolescente disse que conseguiu entender melhor sobre o papel da Câmara Municipal e de seus representantes.

Como Agendar

Escolas públicas e particulares, associações, entidades e outras instituições podem agendar visitas à Câmara entrando em contato com o Setor de Comunicação pelo telefone (13) 3362-1306/ 3362-1308 ou pelo email: comunicacao@cubatao.sp.leg.br.