Aula de Cidadania: estudantes do SESI Cubatão participam do programa “A Casa É Sua”

A Câmara Municipal abriu as portas hoje (29) para os estudantes do segundo ano do ensino médio do SESI, dentro do programa “A Casa É Sua”. Durante a visita, os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Poder Legislativo e o cotidiano parlamentar, além de vivenciarem práticas de cidadania ativa, com a participação dos vereadores Rodrigo Alemão (PSDB), Sérgio Calçados (PSB) e Guilherme do Salão (PROS).

Num primeiro momento, o chefe de Serviços de Comunicação Social da Câmara, Michel Carvalho, exibiu um vídeo aos participantes do "A Casa É Sua", no anfiteatro Hugo Scanavacca. Entre os conteúdos apresentados na projeção, informações sobre os regimes políticos, a divisão de poderes no Brasil, a Constituição Federal, espírito republicano, papel da Câmara Municipal e a importância da participação cidadã.

Em seguida, os estudantes tiveram a oportunidade de questionar os vereadores sobre os problemas da cidade e também sobre as atividades parlamentares desenvolvidas na Câmara. Logo após, os alunos conheceram o plenário da Câmara (Sala Helena Meletti Cunha), espaço em que os vereadores discutem e votam matérias de interesse público. Os estudantes também participaram de uma simulação de eleição para a Mesa Diretora da Câmara em que aprenderam as funções de cada membro desse órgão parlamentar.

A visita foi finalizada no Salão Afonso Schmidt, que abriga as galerias dos Presidentes da Câmara e dos Constituintes Cubatenses. Os estudantes foram acompanhados pelos professores Marco Antônio de Camargo Nunes (história) e Gustavo Henrique Leite (geografia).

Geovana Barbosa, de 16 anos, disse que o bate-papo entre os alunos e os vereadores foi muito importante para elevar os conhecimentos sobre a política. “Eles responderam de forma bem clara as dúvidas que tínhamos”. Já Alisson Wendell, também de 16 anos, afirmou que o programa “A Casa É Sua” permitiu que ele conhecesse mais profundamente a Câmara de Cubatão. “Achei bacana o fato de podermos conhecer quem nos lidera.

O professor Marco Antônio de Camargo disse que os alunos puderam vivenciar como é importante a população estar próxima dos vereadores e conhecerem os projetos discutidos na Casa Legislativa. Na opinião do educador, o programa “A Casa É Sua” impacta diretamente na sociedade, uma vez que os mais jovens podem conhecer as propostas e o que os vereadores pensam. “Acredito que isso vai gerar bons frutos para o futuro”.

O programa “A Casa É Sua” é uma atividade permanente de promoção da cidadania da Câmara de Cubatão. Segundo Michel Carvalho, o objetivo é capacitar e qualificar a atuação dos munícipes, com destaque para crianças e jovens da rede municipal de ensino e de associações, para participarem ativamente do processo democrático, sob a perspectiva das questões inerentes às funções e à atuação do Poder Legislativo.

Como Agendar
Escolas públicas e particulares, associações, entidades e outras instituições podem agendar visitas à Câmara entrando em contato com o Setor de Comunicação pelo telefone (13) 3362-1354 ou pelo e-mail imprensa@camaracubatao.sp.gov.br.