Aumento na conta de luz de moradores vira alvo de comissão de vereadores

Os vereadores aprovaram ontem (16), durante a sessão plenária, a criação da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que tem como objetivo principal apurar denúncias feitas por munícipes contra a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL), concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica. Diversos moradores da cidade reclamam de cobranças indevidas por parte da empresa.

Na justificativa do requerimento, o vereador Topete (PSD) menciona que a CPFL enviou notificações aos moradores por meio de um Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI), que se trata de um documento emitido pela concessionária quando identifica algum furto de energia elétrica. A empresa alega que em vistorias realizadas nos bairros da cidade foram constatadas irregularidades, como alterações e adulterações nos medidores.

Segundo o parlamentar, sem aviso prévio, a empresa providenciou a troca dos medidores de energia elétrica e o envio de boletos de pagamento para os moradores a fim de regularizar eventuais abusos. No entanto, de acordo com o relato de alguns munícipes, mesmo com a troca dos dispositivos de aferição, não houve alteração no valor da tarifa, o que comprovaria que não há justificativa para ter uma cobrança adicional.

A CEV pretende acompanhar de perto esse imbróglio entre moradores e CPFL, além de apurar eventuais falhas nos serviços prestados pela concessionária de energia elétrica nos bairros da cidade.

Ordem do Dia
Também foi aprovado ontem, em segunda discussão, o projeto de lei nº 71/2021, de autoria do vereador Allan Matias (PSDB), que institui a Semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego nas escolas públicas municipais. A iniciativa tem como objetivo auxiliar adolescentes e jovens a ingressarem no mercado de trabalho, ensinando como elaborar um currículo e como se comportar durante uma entrevista de emprego.