Câmara apresenta moção de aplausos ao Fundo Social de Solidariedade e à atual presidente, Simone Lopes
Por Nicole Vasques
A Câmara apresentou hoje (30/09), em sessão ordinária, uma moção de aplausos ao Fundo Social de Solidariedade de Cubatão e à atual presidente da entidade, Simone Aparecida dos Santos Lopes. Autor da iniciativa, o vereador Afonsinho (PSD) destacou a importância da homenagem em reconhecimento ao trabalho que o Fundo desenvolve no município. “Eu tenho mais que agradecer e dizer: não deixe [o Fundo Social] parar, não pode parar, tem que continuar”, destacou o parlamentar.
Vinculado ao gabinete do prefeito, o Fundo Social de Solidariedade foi fundado em 1983 com o objetivo de mobilizar a comunidade em ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população carente. O Fundo atua por meio da oferta de assistência social imediata, como cestas básicas e agasalhos, além de programas e projetos de capacitação e parcerias com entidades e o Governo Estadual.
O vereador Afonsinho afirmou que o Fundo Social exerce um trabalho muito importante para o município e garantiu que, enquanto permanecer no parlamento cubatense, dará apoio à equipe. “Ao seu lado [Simone] e ao lado dessa equipe tão maravilhosa, que vem fazendo esse trabalho competente, um trabalho de base, um trabalho muito gratificante, principalmente com as pessoas mais carentes”, ressaltou o representante do PSD.
Alessandro Oliveira (Republicanos) destacou que, com o trabalho exercido pelo Fundo Social, quem ganha é a cidade e, sobretudo, as pessoas que mais precisam de assistência. “Simone, continue sendo essa pessoa que está sempre disposta a ajudar as pessoas, a erguer a mão, a trocar sempre de sapato e estar desenvolvendo um trabalho que chama a nossa atenção”, disse ele, ressaltando que o Fundo se trata de uma política pública.
Carioca (PSDB) afirmou sentir gratidão pela trajetória de Simone e a parabenizou por tudo que fez no município. “Cada canto dessa cidade sabe quem é você pelo seu trabalho, pela sua honestidade, por tudo que você entregou, pela sua família”, elogiou o parlamentar. “Eu tenho certeza de que o Fundo de Solidariedade de Cubatão está em excelentes mãos. Tenho certeza de que é só o começo de um trabalho”, completou.
Cléber do Cavaco (PSD) chamou a atenção para a necessidade de reconhecer quem faz um bom trabalho em Cubatão, como no caso de Simone. Jair do Bar (PSDB) também manifestou a admiração pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, recordando a trajetória dela como servidora pública e ex-secretária de Assistência Social de Cubatão.
Por fim, Guilherme Amaral (PSD) citou que o trabalho realizado pela entidade é reconhecido não apenas pela Casa de Leis, mas também pela comunidade cubatense. “É um trabalho, de fato, merecedor de congratulações, de aplausos. Isso não é o Guilherme Amaral quem está dizendo, ou o Afonsinho, são as pessoas que percebem que o Fundo Social tem sido não só uma mão estendida às pessoas, mas um instrumento importantíssimo de inclusão social e de diminuição dos impactos das desigualdades sociais que assolam a vida dessas pessoas”, afirmou ele.