Câmara aprova concurso de Bandas e Fanfarras no calendário Oficial da cidade

Leonardo Cruz sob supervisão

Em sessão ordinária, ocorrida na última terça (14), os parlamentares aprovaram o projeto de lei Nº 65/2023, de autoria do presidente do Legislativo, Cléber do Cavaco (PL), que institui o concurso de Bandas e Fanfarras no calendário oficial do município. Além do certame ser nomeado como “Vereador Wilson Pio dos Reis”, a justificativa da propositura destaca a atuação incansável do ex-parlamentar no meio cultural e o objetivo de resgatar a importância do movimento para formação social, educacional e cívica das crianças e adolescentes de Cubatão.

Fábio Roxinho (MDB) destacou que o ex-vereador Wilson Pio era um defensor entusiasta das bandas e fanfarras. O parlamentar recordou que esteve com o colega e representantes da pasta de Educação, em 2019, numa cidade do interior do Estado de SP, referência no âmbito, e durante uma reunião com a prefeita do respectivo município, Pio se emocionou ao saber que Cubatão não possuía, na época, um projeto inserido de bandas marciais. Além de parabenizar o presidente do Legislativo, Roxinho enalteceu o esforço do ex-parlamentar na implantação dos grupos dentro das escolas.

Sérgio Calçados (PSB) ressaltou que Wilson Pio valorizava a arte e a cultura da cidade. Segundo o vereador, as emendas impositivas são ferramentas de transformação, no entanto, o atual governo municipal não viabiliza políticas públicas devido à falta de interesse nas atividades sociais. O parlamentar ainda reiterou que o maior legado que podemos deixar são as ações que realizamos hoje.

A matéria foi aprovada em primeira discussão.