Câmara aprova iniciativa de Carioca para realização de atividades na Av. Nove de Abril aos domingos

Câmara aprova iniciativa de Carioca para realização de atividades na Av. Nove de Abril aos domingos

Autor: Rodrigo Palassi/CMC

Por Nicole Vasques

A Câmara de Cubatão aprovou, em sessão ordinária realizada na última terça (26/08), o Projeto de Lei (PL) Nº 110/2025, de autoria do vereador Carioca (PSDB), que institui no município a Avenida de Lazer. A iniciativa consiste em interditar temporariamente o trânsito de veículos em trechos da Avenida Nove de Abril, aos domingos, para a promoção de práticas esportivas, artísticas, culturais e recreativas de caráter comunitário.

De acordo com o projeto, a interdição poderá ser realizada das 10h às 14h em um ou mais trechos da avenida. A proposta busca incentivar o uso saudável e democrático do espaço urbano, proporcionando à população momentos de lazer e bem-estar em um ambiente seguro e acessível. Cidades dentro e fora do Brasil adotam políticas públicas semelhantes.

O representante do PSDB afirmou que, para tirar a iniciativa do papel, será necessário envolver todas as secretarias, como as de Educação, Cultura e Esportes, além da Companhia Municipal de Trânsito (CMT). Ele fez um convite às academias da cidade, que poderão fazer “aulões” na avenida, e as feiras de artesanato. “Trará movimento, trará lazer para a nossa comunidade", justificou Carioca. “Que o fechamento da Nove de Abril possa ser o primeiro de muitos projetos que entrem nessa Casa", completou.

O vereador Ronaldo da Comissão (PSD) reiterou que o fechamento da Avenida Nove de Abril para atividades esportivas, artísticas, culturais e recreativas vai gerar renda para o município de Cubatão. "A nossa população é carente de projetos iguais a esse. É um projeto que vai movimentar quem tem suas barraquinhas, comércio, o esporte, o lazer que falta tanto nessa cidade", disse o parlamentar.

Tinho (PSD) argumentou que o projeto oferece uma alternativa de local para sediar eventos em Cubatão, que atualmente são concentrados no Píer do Casqueiro. “Nós temos vários outros bairros com condições de serem contemplados. Se reforma as praças, lá no [bairro] Costa e Silva, na Vila Natal, ou qualquer outro bairro que seja, por que não levar esses eventos também para esses bairros?", questionou.

Por fim, Xuxa (PSDB) acrescentou que a Avenida Nove de Abril é um local importante para a economia municipal, então seria interessante criar ali um boulevard, ou seja, um tipo de centro comercial planejado.

A iniciativa foi aprovada em primeira e segunda discussões, sendo a última em caráter extraordinário. Agora, segue para análise do Poder Executivo – a quem cabe a decisão pelo veto ou sanção.