Câmara aprova projeto que cria Campanha de Prevenção do Câncer de Colo de Útero

Os parlamentares aprovaram hoje (3), em sessão plenária, o projeto de lei N° 21/2022, de autoria do vereador Rodrigo Alemão (PSDB), que institui a Campanha de Prevenção do Câncer de Colo de Útero, denominada como "Março Lilás", na cidade de Cubatão. A iniciativa, aprovada em primeira discussão, tem o objetivo de sensibilizar a população quanto à importância de medidas preventivas e do respectivo diagnóstico precoce dessa neoplasia maligna.

A detecção das lesões pré-malignas no colo do útero é feita por meio do exame preventivo, o papanicolau, seguido da colposcopia. O “Março Lilás” quer conscientizar as mulheres sobre a importância desses procedimentos e, nos casos positivados, encaminhar para as instituições de saúde públicas especializadas no tratamento da doença.

O parlamentar menciona que, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, excluídos os de tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres. Para este ano foram estimados 16.710 casos novos, o que representa uma um risco considerado de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres. “Diante desses dados alarmantes, entendemos que a presente campanha é fundamental para as mulheres cubatenses, através da mobilização para prevenção e combate do câncer do colo de útero”, chama a atenção o vereador do PSDB.

Jaque Barbosa (PSD) elogiou a iniciativa de Rodrigo Alemão e disse que a prevenção é crucial para o diagnóstico precoce e o devido tratamento. A parlamentar disse que encaminhou parte de suas emendas impositivas para entidades sociais que trabalham com o combate ao câncer de colo de útero.

Guilherme do Salão (PROS) criticou o governo pela demora no agendamento das consultas de ginecologista na rede municipal. Ele também afirmou que exames de raio-x e ultrassom não estão sendo realizados na cidade. O vereador ainda comentou que a situação do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) é degradante, com problemas graves na rede elétrica do edifício.

O projeto de lei N° 21/2022 foi aprovado em primeira discussão e retorna para uma nova votação na próxima sessão plenária.