Câmara aprova projeto que institui a semana de conscientização sobre o exame de mamografia

Câmara aprova projeto que institui a semana de conscientização sobre o exame de mamografia

Autor: Rodrigo Palassi/CMC

Por Nicole Vasques

A Câmara aprovou ontem (14/10), em sessão ordinária, o Projeto de Lei (PL) Nº 90/2025, de autoria de Carioca (PSDB), que institui em Cubatão a semana de conscientização sobre o exame de mamografia. A campanha será realizada na última semana do mês de setembro de cada ano. De acordo com o parlamentar, o intuito é garantir um diagnóstico precoce evitando que a doença seja descoberta já em estágio avançado. 

Durante a semana de conscientização, poderão ser realizados mutirões de exame de mamografia para mulheres com idade igual ou superior a 40 anos, de forma gratuita e independentemente de encaminhamento prévio. A campanha deverá promover a prevenção do câncer e a conscientização das mulheres para que realizem consultas médicas e exames de forma periódica, além de tratar a saúde da mulher como política prioritária.  

Carioca ressaltou que a idade de 40 anos é um marco importante, pois estudos demonstram que o risco de câncer de mama aumenta com o passar do tempo. Em Cubatão, uma grande parcela da população é composta por mulheres entre 40 e 50 anos, então o exame preventivo é uma forma de cuidar desse grupo. “Para que isso [o câncer] não seja descoberto em uma situação mais avançada em que, por vez, não se encontra nem a cura”, afirmou o vereador. 

Marcinho (PSB) elogiou a proposta e salientou que é necessário promover ações que garantam os direitos das munícipes cubatenses. “Precisamos fazer com que esse atendimento possa melhorar para as nossas mulheres. Hoje nós estamos falando da mamografia, mas temos outros procedimentos necessários que a gente luta aqui, trabalha para que o Executivo oferte para elas”, disse o vereador. 

Já Guilherme Amaral (PSD) destacou que as mulheres são historicamente preteridas em diversos aspectos, como o empregatício, por isso é necessário direcionar um olhar mais apurado ao grupo. Batoré (Agir) recordou que a própria mãe faleceu em decorrência de um câncer de mama porque a doença foi diagnosticada tardiamente. “Eu fico triste porque ela não teve oportunidade de descobrir tão rápido e fazer a prevenção corretamente. Muitas vezes, as famílias são pegas de surpresa”, comentou o representante do Agir. 

Cléber do Cavaco (PSD), Tinho (PSD) e Xuxa (PSDB), por sua vez, fizeram questionamentos sobre a Carreta da Mamografia, que funciona no Centro Esportivo Romerão. Segundo os parlamentares, há necessidade de otimizar os atendimentos e zerar a fila de espera no município.  

O projeto foi aprovado em primeira e segunda discussões, sendo a última em caráter extraordinário, e agora segue para sanção ou veto do Poder Executivo.

Outro projeto aprovado 

Os parlamentares também aprovaram, em primeira e segunda discussões, o Projeto de Lei 143/2025, de autoria do Prefeito César Nascimento, que dispõe sobre a alteração da afetação de imóvel público municipal. A iniciativa realiza a transferência do loteamento Parque dos Trabalhadores da categoria de bem dominial para classe de bem comum de uso do povo. Com a aprovação, segue agora para sanção do Poder Executivo.