Câmara aprova projeto que institui o Dia do Psicólogo no calendário oficial de Cubatão

Câmara aprova projeto que institui o Dia do Psicólogo no calendário oficial de Cubatão

Autor: Rodrigo Palassi/CMC

Por Nicole Vasques

A Câmara aprovou, na última sessão ordinária (23/09), o Projeto de Lei (PL) Nº 64/25, que institui o Dia do Psicólogo no calendário oficial de datas e eventos de Cubatão. De acordo com o autor da proposta, o vereador Marcinho (PSB), o objetivo é valorizar os profissionais da área diante do aumento dos quadros de depressão e ansiedade.

O projeto determina que, no âmbito da Câmara, a data comemorativa incorpore a realização de sessão solene, eventos, palestras, seminários e demais atividades alusivas ao tema, com a participação da sociedade civil. A sugestão é de que a comemoração seja em 27 de agosto, mesma data em que é celebrado o Dia Nacional da Psicóloga e do Psicólogo.

Marcinho destacou que a atenção à saúde mental e a valorização dos profissionais que lidam com o tema deve ir além da campanha de Setembro Amarelo. “Nós também precisamos fazer valer o trabalho que eles realizam. Quem daqui não necessita de um acompanhamento?”, questionou o parlamentar. “Hoje, nós somos cercados por pressão psicológica, necessitamos muitas vezes de parar, refletir”, completou, lembrando que o Brasil lidera o ranking mundial de ansiedade.

Batoré (Agir) elogiou a proposta do colega parlamentar e ressaltou o desgaste mental que a população enfrenta diariamente. “Dependendo da situação, se você não acompanhar próximo de um profissional da área, pode haver fatalidades. E não é isso que a gente quer. A gente quer prevenir, cuidar, saúde mental é bem-estar”, afirmou o vereador.

Jair do Bar (PSD) contou ter uma filha psicóloga, por isso conhece a demanda da saúde mental em Cubatão e a má remuneração da categoria. ”Eles precisam, realmente, ter um dia especial para que possam comemorar essa linda profissão”, disse ele. Por fim, o vereador Alessandro Oliveira (Republicanos), graduado em Psicologia, orientou que o ideal é procurar acompanhamento psicológico antes mesmo que surjam transtornos mentais.

O projeto foi aprovado em primeira e segunda discussões, sendo a última em caráter extraordinário, e agora segue para sanção ou veto do Poder Executivo.

Ordem do Dia

Os parlamentares aprovaram em primeira e segunda discussões o Projeto de Lei Nº 130/2025, de autoria do Prefeito Municipal, que dispõe sobre a alteração da afetação de imóveis públicos municipais no loteamento Jardim São Francisco, transferindo-os da categoria bem dominial para área bem de uso comum do povo. Ambas as áreas integram um convênio firmado entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), o município de Cubatão e de Santos e a Cohab Santista com a finalidade de implantação de um empreendimento habitacional com unidades habitacionais e boxes comerciais.