Câmara celebra os 74 anos de Cubatão homenageando personalidades da cidade

A Sessão Solene Comemorativa ao 74º Aniversário de Emancipação Político-Administrativa do Município de Cubatão, ocorrida ontem (13) no plenário da Casa Legislativa, foi marcada pela emoção. Durante a solenidade, os comerciantes Eleto José dos Santos e Mariá Moura dos Santos receberam do Legislativo Municipal os títulos de Cidadão Cubatense. O evento teve como orador oficial o economista Genaldo Antônio dos Santos, secretário municipal de Finanças. A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa Legislativa, o vereador Cléber do Cavaco (PL), e contou com a presença do diretor-secretário da Câmara, Áureo Tupinambá; do vice-prefeito municipal, Ivan Hildebrando; do ex-vereador Fábio Moura, representando Eleto e Mariá; e do orador oficial na mesa dos trabalhos.

Agradecendo a Câmara pela homenagem a Seu Eleto e Dona Mariá, Fábio Moura relembrou que seus pais foram pioneiros no comércio da Vila Nova. Os novos cidadãos cubatenses, que vieram de Siriri, município do estado de Sergipe, são conhecidos na cidade por serem reservas morais e por se envolverem com as discussões políticas da cidade. Pais de dois ex-vereadores, Seu Eleto e Dona Mariá vão completar sessenta anos de casamento, uma união que se confunde com a história de Cubatão.

Já o orador oficial ressaltou a importância da migração nordestina para o desenvolvimento do município. Genaldo dos Santos, que ingressou no serviço público municipal em 1989, comentou que Cubatão é a cidade da resiliência, que já enfrentou vários desafios, como a fama de “Vale da Morte” em função da poluição ambiental, a tragédia da Vila Socó e mais recentemente o processo de desindustrialização. “Cubatão se reinventa a todo momento”, destacou o secretário municipal.

Durante a Sessão Solene, as bancadas com representação na Câmara Municipal também concederam o Diploma Amigo de Cubatão a pessoas que prestaram relevantes serviços à comunidade cubatense. Foram elas: Hélio Vieira dos Santos (Republicanos), Alexandre Franco Arantes (PL), Luiz Feitosa Rocha (PROS), Dirce Martins Gomes (PSDB), Luiz Carlos Duarte (PSB), Élide Cunha dos Santos (MDB) e Edison José de Aguiar (PP).

Galeria dos Presidentes
Antes do início da sessão solene, a Câmara promoveu a fixação do quadro do vereador Ricardo Queixão (PSDB) na Galeria dos Presidentes. O parlamentar presidiu a Casa de Leis no período de 2021-2022. “Quero agradecer aos servidores do Legislativo Cubatense que ajudaram muito na nossa gestão. Trabalhamos com muita transparência e diálogo”, ressaltou Queixão, que enalteceu sua conexão com a comunidade da Vila dos Pescadores.