Câmara homenageia Colégio ABC por conquista na Copa TV Tribuna de Voleibol Escolar

Foto: Thyago Cesar

O vereador Cleber do Cavaco (PL) apresentou hoje (22), em sessão plenária, moção de aplauso em homenagem aos atletas e técnicos do Colégio ABC, que se consagrou campeão da categoria masculina da 6ª Copa TV Tribuna de Voleibol Escolar. A equipe conquistou o primeiro lugar ao vencer a escola santista Universitas por 2 sets a 0, parciais de 18x10 e 18x11. A final ocorreu no dia 12 de novembro no Ginásio do Sesc e o time cubatense foi campeão invicto. O parlamentar também exaltou o feito do time feminino, que foi vice-campeão do mesmo torneio.

O parlamentar destacou que a equipe cubatense, além de fechar o campeonato com 100% de aproveitamento, anotou 230 pontos e sofreu somente 119. O Colégio ABC venceu 12 sets e perdeu um. A 6ª Copa TV Tribuna de Voleibol Escolar é organizada pela Associação Nacional de Esportes (ANE), com patrocínio por meio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal e Apoio ao Esporte (Promifae), da Santos Brasil e conta com apoio da Prefeitura de Santos e do Sesc Santos e a realização da TV Tribuna.

Cleber do Cavaco ressaltou o trabalho realizado pelo técnico da equipe, Anderson Moreira Martins, e seu assistente, o senhor Vinícius O. Moreira Martins. O parlamentar também chamou a atenção para os destaques individuais da 6ª Copa TV Tribuna, como a atleta Giovanna Martins do Colégio ABC, que terminou como a revelação do torneio feminino e Anderson Moreira como melhor técnico. Já no masculino, os postos de melhores jogador e levantador ficaram com Pedro Henrique Alexandre e João Gabriel dos Santos respectivamente. A escola que se consagrou na competição de voleibol fica no bairro do Jardim Casqueiro.

Tinho (REP) ressaltou o papel transformador do esporte e comentou que ser profissional e ter sucesso na modalidade dependerá da dedicação e do esforço de cada um, mas com certeza todos serão cidadãos responsáveis. O parlamentar disse que a prática esportiva estimula a disciplina e o respeito mútuo.

Rodrigo Alemão (PDSB) parabenizou o Colégio ABC pelo desempenho na 6ª Copa TV Tribuna de Voleibol Escolar, mas criticou a administração municipal por, segundo ele, não desenvolver o esporte da cidade. O parlamentar disse que os atletas de Cubatão só se destacam no cenário regional pelo amor ao esporte dos familiares, professores, escolas e do terceiro setor. “O Poder Público pode e deve fazer mais”.

Guilherme do Salão (PROS) elogiou o trabalho realizado pelos alunos e professores do Colégio ABC e disse que a conquista é fruto de uma luta constante. Para o vereador, o mínimo que a Câmara pode fazer é prestar a homenagem e lutar por políticas públicas permanentes de lazer e esporte na cidade. “É preciso olhar com mais carinho”.

Sessão Obstruída
A sessão plenária de hoje foi encerrada antes do tempo regimental por falta de quórum. De acordo com o artigo 104 do Regimento Interno da Câmara (Resolução N° 1.558, de 13 de dezembro de 1991), as reuniões deliberativas só poderão ser abertas com a presença de 1/3 (um terço) dos membros da Câmara, e seus trabalhos iniciados com o quórum da maioria absoluta.

As bancadas do PSDB, PSD e PL solicitaram obstrução dos trabalhos. Na pauta da sessão ordinária, constava o projeto de lei Nº 80/2022, de autoria do vereador Topete (PSD), que institui o “Dia do Motorista” e o inclui no calendário oficial do município de Cubatão.