Câmara homenageia educadora da rede municipal por participação em Seminário Internacional

Foto: Thyago Cesar

O vereador Rodrigo do Alemão (PSDB) apresentou hoje (29), em sessão plenária, moção de aplauso em homenagem à professora Daniela de Oliveira Santos, educadora da UME Estado do Amazonas, que participará de um Seminário Internacional na Índia, representando a educação infantil brasileira. A docente desenvolveu o programa “Aprendizagem para Corações e Mentes” com alunos de 5 e 6 anos da referida escola, em que trabalhou, de forma lúdica e inovadora, os seguintes temas: treino de atenção, cultivo de compaixão, consciência sistêmica e engajamento ético.

Em sua justificativa, Rodrigo Alemão ressaltou que a educadora, por meio de atividades divertidas e desafiadoras, orientadas por fortes valores de convivência e de autoestima, bem como o autoconhecimento físico e afetivo, conseguiu melhorar significativamente o estado emocional dos alunos, principalmente no período de retorno às aulas presenciais, após o momento mais severo da pandemia de Covid-19. “Hoje, sem dúvidas, promovem uma convivência melhor, utilizando suas emoções de forma controlada, obtendo respostas mais adequadas”, cita o parlamentar em sua explicação.

Rodrigo Alemão mencionou, em sua moção de aplauso, que um documentário sobre a atuação da educadora da UME Estado do Amazonas será exibido durante o Seminário Internacional. O material audiovisual apresentará ao público inovadoras práticas de aprendizagem, que não se limitam a uma mera transmissão de conhecimentos, mas que impactam fortemente nos processos de socialização dos estudantes.

O parlamentar ressaltou que a educação, a cultura e o esporte são importantes políticas públicas de transformação social. Para Rodrigo Alemão, o investimento nessas áreas precisa ser priorizado no orçamento municipal.

O programa “Aprendizagem para Corações e Mentes” foi concebido pelo Grupo Gaia Mais e é aplicado em salas de aula dos Estados Unidos, da Índia e em países da Europa, com turmas de alunos com idades entre 5 a 18 anos. A formação consiste em um curso on-line gratuito com teoria, vivência e prática, que promove habilidades sociais, emocionais e éticas.

A formação trabalha com cinco eixos principais: vivências, práticas e embasamento científico; exercícios para cultivar o bem-estar e saúde mental; habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); atividades síncronas e assíncronas; e programa adaptado para o público brasileiro.

A educadora homenageada, os estudantes e a direção da UME Estado do Amazonas estiveram presentes durante a sessão plenária.