Câmara homenageia patinação artística de escola do Bolsão 9

Os parlamentares aprovaram ontem (3), em sessão plenária, uma moção de aplauso, de autoria do vereador Cléber do Cavaco (PL), aos professores, dirigentes escolares e integrantes do Projeto Patinação Artística Parque dos Sonhos. Ao prestar a homenagem, o parlamentar destacou o trabalho de Regis Marques Ribeiro (diretor escolar), Déborah Maria Sant’Anna (coordenadora dos anos iniciais), Helena Hora (professora de patinação) da Escola Estadual Parque dos Sonhos 9A e aos cem alunos integrantes.

Com mais de três anos de atuação, a equipe já participou de diversas competições municipais e estaduais, onde ocupou lugar de destaque e que, no dia 24 de outubro deste ano, conquistou a 1ª Copa Patinart Beira Mar, realizada no Esporte Clube Beira Mar, em São Vicente. A escola foi a única unidade de ensino pública a participar do evento. O autor da moção parabenizou os professores da escola e destaca que a moção é um “reconhecimento ao esforço e ao trabalho realizado com as crianças que representam, com brilho, a cidade de Cubatão”.

Tinho (Republicanos) disse que “o esporte é o maior meio de inclusão das crianças e adolescentes e que é necessário dar suporte e estrutura para que esse trabalho e é uma forma mais fácil de ter uma sociedade melhor”.

Sérgio Calçados (PSB) teceu elogios aos professores que “mesmo passando tantas dificuldades, com espaço ocioso e com uma área que poderia ser mais aproveitada, faz um belíssimo trabalho”. O vereador também afirmou que o projeto é “a única forma que se tem de fazer arte e cultura no Bolsão 9”.

Rodrigo Alemão (PSDB) parabenizou estudantes e o corpo docente da escola, e pediu que a cultura e o esporte “sejam prioridades de governo para as próximas gestões e que todo aparato necessário seja dado”. O vereador ressaltou que “as políticas públicas são essenciais para fomentar o incentivo e aperfeiçoamento da arte e cultura e que, assim, seja levado a todos os lados da cidade”.

O vereador Alessandro Oliveira (PL) destaca o papel do esporte e do serviço social na vida de crianças e adolescentes. Ele lamentou o fato de a prática esportiva ainda pouco incentivada, já que “a cidade não oferece o básico, que são escolas bem equipadas e professores satisfeitos em dar aula”. Alessandro, que trabalha com recuperação de dependentes químicos, comentou que muitos jovens de hoje viciados em drogas “não tiveram a chance de praticar um esporte e ficar longe da drogadição quando criança”.

Ordem do Dia

Os vereadores aprovaram também o PL Nº 97/2021, de autoria do Executivo Municipal, que altera o destino das emendas parlamentares impositivas para o exercício de 2021. Os recursos se destinarão exclusivamente à área da saúde, e sugerem a aquisição de insumos e equipamentos hospitalares, a reforma de postos médicos e o custeio de procedimentos e exames clínicos. Além disso, os vereadores também encaminham verbas para a ampliação do Pronto-Socorro Central.

As emendas propostas pelo vereador Fábio Roxinho (MDB) foram rejeitadas pelo plenário. O projeto foi aprovado em primeira e segunda discussões, sendo a última em regime extraordinário. A matéria segue agora para a sanção do prefeito municipal.

Os parlamentares ainda aprovaram o projeto de lei Nº 48/2021, de autoria do vereador Alessandro Oliveira, que institui e inclui no calendário oficial de Cubatão o Dia Municipal do Sociólogo.