Câmara presta homenagem ao ex-vereador Anderson Gallo, vítima da Covid-19

Os parlamentares aprovaram ontem (08/09), durante a sessão ordinária, o PL Nº 28/2021, de autoria Tinho (Republicanos), que denomina a praça localizada na Rua Júlio Amaro Ribeiro, no Conjunto Mário Covas, como “Praça Recreativa e Esportiva Anderson Rosa Matias – Gallo”. A iniciativa presta homenagem ao vereador falecido no ano passado, vítima da Covid-19. Gallo teve 875 votos nas eleições de 2020 e se tornou suplente de Cesar Nascimento (PSDB) que, ao assumir a secretaria de governo na época, possibilitou que Gallo assumisse seu primeiro mandato na Câmara Municipal.

Cubatense, Gallo era formado em Gestão Pública e tinha um trabalho reconhecido nas áreas da assistência social e da saúde da cidade, tendo atuado na remoção de pacientes enfermos, no Pronto Socorro Central e em unidades básicas de saúde. Além disso, desenvolveu diversos projetos sociais em Cubatão com foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Em pouco tempo de atuação no Legislativo Cubatense, Gallo se mostrou sempre muito comprometido com o interesse público e o bem comum, tendo exercido seu mandato com foco nas áreas da saúde e dos direitos humanos. Ele participou ativamente da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que acompanhou a campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade. Além disso, o parlamentar apresentou recentemente o projeto de lei Nº 17/2021, que veda a nomeação para cargos em comissão e contratação por autarquias e empresas ligadas à administração pública de pessoas que tenham sido condenadas em trânsito em julgado em crimes de homofobia, racismo e injúria racial.

Filho de Waldir Rosa Matias e Vilma Cordovil de Oliveira Matias, Gallo deixa três filhos: Luiz Henrique Guedes Matias, Thayna de Souza Matias e Pamela de Souza Matias. Morador da Vila Natal, Gallo nasceu no dia 13 de fevereiro de 1976 e faleceu no dia 03 de abril de 2021, aos 45 anos. Os familiares do parlamentar estiveram presentes na sessão.

Os vereadores também aprovaram o PL Nº 37/2021, de autoria do vereador Topete (PSD), que denomina a nova rua localizada nas proximidades da UBS do Conjunto Mário Covas como “Rua Zenaide Oliveira dos Santos”. A homenageada veio da cidade de Anadia (AL) e morou por 50 anos em Cubatão. Ela faleceu no dia 22 de Abril deste ano por conta de complicações da covid-19.

Crédito
Os vereadores aprovaram ainda o projeto de lei Nº 74/2021, de iniciativa do Poder Executivo, que autoriza a Prefeitura transferir R$ 4.149.267,63 para a Câmara Municipal como recomposição do orçamento do Poder Legislativo, a que tem direito no ano de 2021, em função do valor apurado em definitivo das Receitas Tributárias Ampliadas (RTA), no exercício de 2020. O valor se refere ao excesso de arrecadação apurado, conforme o estabelecido pelo parágrafo 3º, do artigo 43, da Lei Federal nº 4320, de 17 de março de 1964. A matéria foi colocada em discussão por meio de requerimento apresentado pelo presidente da Câmara, o vereador Ricardo Queixão (PSDB).

Moção

Guilherme do Salão (PROS) apresentou uma moção de aplauso destinada ao ex-atleta Wilson Antônio Piedade, natural de Itabaiana (SE), mas que mora em Cubatão desde os 8 anos. Ele atuou como lutador por muitos anos e hoje é professor e árbitro de kickboxing, tendo apitado dois campeonatos mundiais de boxe, dezoito campeonatos brasileiros, cinco campeonatos sul-americanos, dois pan-americanos e trinta e sete WGP de kickboxing.