Câmara promove Ato Solene Dedicado aos 25 anos da Associação de Fanfarras e Bandas

A Câmara Municipal realizou ontem (26) o Ato Solene Dedicado aos 25 anos da Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista (AFABAN). A solenidade, criada pela Resolução Nº 3.008, de 18 de abril de 2022, foi conduzida pelo vereador Wilson Pio, idealizador do Ato Solene, e contou com a presença dos parlamentares Tinho (Republicanos), Cleber do Cavaco (PL), Afonsinho (PSDB), Guilherme do Salão (PROS) e Alessandro Oliveira (PL). O orador oficial da solenidade foi o maestro Luiz Carlos Ferreira de Araújo, presidente da AFABAN. Em seu discurso, o músico destacou o papel social exercido pela entidade na cidade de Cubatão.

Araújo comentou que hospitais equipados e calçadas reformadas são fundamentais para os moradores de uma cidade, mas a cultura também exerce um importante papel para a vida em sociedade e o desenvolvimento humano. “Estamos lidando com crianças e adolescentes. E nada pode ser mais importante”, ressaltou o presidente da AFABAN. Ele também destacou que o objetivo da entidade não é formar músicos, mas sim contribuir para a formação de cidadãos conscientes.

Fundada na década de 90, a AFABAN foi criada com o objetivo de promover o desenvolvimento técnico de bandas e fanfarras, além de orientação e capacitação para alunos, dirigentes, maestros, coreógrafos, balizas e demais participantes desses grupos musicais. Os projetos desenvolvidos pela entidade incluem desfiles, concursos e festivais de bandas e fanfarras em parceria com várias instituições públicas e privadas, oferecendo oportunidades e beneficiando a população e seus filiados.

Além de reconhecer o trabalho do orador oficial, o Ato Solene também prestou homenagem aos membros da diretoria da entidade: Delegado Nunes Pios, José Carlos de Jesus Silva, Tiago Barbosa Lima França, Wilson dos Santos e Marcela dos Passos Santos. A solenidade ainda homenageou personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da entidade nesses 25 anos: Carlos de Freitas, ex-secretário de Cultura; Geraldo Cardoso Guedes, ex-presidente da Câmara de Cubatão; Paulo Alexandre Barbosa, ex-prefeito de Santos; e Nei Eduardo Serra, ex-prefeito de Cubatão.

Tinho disse que tanto o esporte quanto a música promovem a disciplina e o respeito. O parlamentar comentou que conhece bem as dificuldades da AFABAN para continuar desenvolvendo suas atividades e se colocou à disposição da entidade para o que for preciso. Cleber do Cavaco ressaltou que iniciativas, como a da AFABAN e do Exército da Salvação, desenvolvido na Vila dos Pescadores, transformam vidas e são motivos de orgulho.

Os ex-vereadores Messias Gomes e Lala também prestigiaram a solenidade. O Ato Solene contou com a apresentação musical da banda da UME José de Anchieta