Câmara promove Ato Solene em Homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra

O Poder Legislativo Cubatense promove na próxima quinta (25/11) , às 19 horas, Ato Solene em Homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. A solenidade foi instituída pela Resolução Nº 2.992, de 8 de novembro de 2021. O orador oficial do Ato Solene será o educador físico e instrutor de Karatê, Luciano Silva Moreira.

As bancadas dos partidos com representação na Câmara também prestarão homenagens a personalidades negras da cidade. São elas: Sebastião Ribeiro do Nascimento (o Zumbi), Juliana Luiz da Silva, Eli Jordão, Jefferson Tadeu de Lima, Bruno Roberto Camilo de Barros, Vanderleia Cleonice Andreza, Nicca Oliveira, e Miriam Cristina da Silva.

O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela Lei 12.519/11 com o objetivo de homenagear o Herói da Liberdade, Zumbi dos Palmares, que se tornou o mártir contra a Escravidão no Brasil.

Zumbi, um dos principais nomes da resistência negra na luta contra a escravidão, foi assassinado em 1965 no Quilombo de Palmares, território ocupado por africanos escravizados, indígenas e brancos pobres, que se rebelaram contra o jugo autoritário dos colonizadores.