Câmara promove encontro para discussão do projeto “Cubatão Cidade Criativa”

Foto: Felipe Belchior

O vereador Tinho (Republicanos), vice-presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Assistência Social, participou ontem (18), de uma audiência pública sobre o projeto “Cubatão Cidade Criativa”. O parlamentar é autor do projeto de lei que estabelece o programa “Cubatão Cidade Criativa” para objetivos de fomento à economia sustentável, popular e solidária no município, porém fora de tramitação para aperfeiçoamento. Além de artistas e empreendedores da cidade, o encontro contou com a participação da chefe de serviço de Políticas Públicas para a Diversidade Cultural, Juliana Souza.

O programa “Rede Cidades Criativas”, lançado pela Unesco em 2004, tem por objetivo favorecer a cooperação entre cidades que consideram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável, em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. As cidades que aderem à Rede comprometem-se a compartilhar boas práticas e a desenvolver parcerias para promover as indústrias da cultura e da criatividade no âmbito de seus planos de desenvolvimento urbano. Atualmente, a Rede é composta por 295 cidades em 90 países, em sete áreas criativas: artesanato e arte folclórica, design, cinema, gastronomia, literatura, mídia e música.

Tinho ressaltou a importância da discussão como forma de alavancar e trazer melhorias para as atividades culturais e artísticas na cidade. O vereador comentou que o diálogo permanente possibilita novas sugestões de ideias. Além disso, o parlamentar informou que os próximos passos é ouvir demais artistas do município para a inserção no desenvolvimento do projeto.

Juliana Souza, chefe do serviço de Políticas Públicas para a Diversidade Cultural mencionou o trabalho realizado pela administração com objetivo de propiciar em o reconhecimento das ações culturais do município junto as redes de cidades criativas. A representante explicou que a proposta é agregar valor ao projeto de lei tendo em vista as atividades já executadas. Juliana ainda demonstrou esperança na implantação de políticas públicas para o programa no âmbito cultural da cidade.

O maestro Roberto Farias, presidente dos grupos artísticos de Cubatão destacou o reconhecimento das atividades de cultura e arte no município mundo afora. Além de incentivar o programa, Farias também ressaltou a falta do amplo debate sobre os projetos musicais da cidade.