Câmara terá ato solene em homenagem a profissionais da enfermagem de Cubatão
Os vereadores aprovaram na terça (05/08), em sessão ordinária, a formação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para organizar um ato solene em comemoração aos 50 anos do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP). Segundo o autor do requerimento, o vereador Carioca (PSDB), o objetivo é reconhecer a dedicação dos enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no município. O ato está previsto para o dia 18 de setembro, no plenário da Câmara.
De acordo com o requerimento, a celebração dos 50 anos do Coren-SP é um marco importante para destacar o papel essencial da categoria na rede de saúde pública e privada, especialmente em momentos desafiadores como os vividos nos últimos anos.
O vereador destacou que o Coren-SP atua na valorização, regulação e fiscalização do exercício profissional da enfermagem, promovendo a qualidade dos serviços de saúde prestados à população e garantindo a ética no exercício da profissão. Sendo assim, o aniversário é uma oportunidade de reconhecer publicamente a importância histórica e social da instituição e homenagear esses profissionais.
Dia do Nascituro
Também foi apresentado na sessão um requerimento do vereador Marcinho (PSB) para que se crie uma CEV visando à organização de ato solene em homenagem ao Dia do Nascituro (ser humano que já foi concebido, mas ainda não nasceu). A previsão é de que o evento aconteça no dia 9 de outubro.
Marcinho justificou que o direito à vida é fundamental e inviolável, garantido pela Constituição Federal. Considerando a Lei Municipal Nº 3.929/18 de autoria do próprio vereador, que instituiu no município o Dia do Nascituro e a Semana da Vida, ele disse que o ato busca enaltecer histórias de mães e famílias que lutaram pela defesa da vida.