Campanha Janeiro Branco quer chamar a atenção para a saúde mental em Cubatão

Os vereadores aprovaram ontem (10), em sessão plenária, o projeto de lei n° 05/2020, que institui no calendário oficial do município de Cubatão a campanha “Janeiro Branco”, dedicada à promoção de ações de conscientização voltadas à saúde mental. A iniciativa, de autoria do vereador Wilson Pio (PSDB), tem como objetivo de conscientizar a população para a importância da saúde mental, tendo em vista o aumento nos números de suicídio, e de casos de depressão e ansiedade. A matéria foi aprovada em primeira e segunda discussões, sendo a última em regime extraordinário.

Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo (9,3%) e o segundo maior das Américas em depressão (5,8%). Ainda segundo a OPAS, entre 35% e 50% das pessoas com transtornos mentais em países de alta renda não recebem tratamento adequado e, nos países de baixa e média renda, o percentual é ainda maior, ficando entre 76% e 85%.

De acordo com o projeto aprovado, a campanha “Janeiro Branco” realizará eventos, ações, atividades e audiências públicas que discutam estratégias de promoção da saúde mental, focando na prevenção e na mitigação de danos causados por quadros permanentes de depressão e ansiedade. A iniciativa também prevê ações pedagógicas que envolvam os estudantes da rede pública.

Wilson Pio disse que a iniciativa pretende formalizar a campanha na cidade, convidando os munícipes a pensar em torno da saúde mental e emocional com ações preventivas e campanhas educativas. O vereador também afirma que o retorno social do projeto para a sociedade é enorme, já que, durante a pandemia da Covid-19, serviços de atendimento psicológico foram interrompidos e, somado as perdas de entes queridos, aumentaram a procura por ajuda terapêutica e que, por isso, a matéria aprovada é de suma importância para a população.

Ao parabenizar a iniciativa do parlamentar do PSDB, Alessandro Oliveira (PL) ressaltou a importância da hebiatria (subespecialidade médica que se concentra no cuidado de pacientes que estão no período de desenvolvimento da adolescência), pois ela auxilia na transição da criança para a adolescência e consegue identificar a necessidade do adolescente em fazer o acompanhamento psicológico. O vereador destacou a necessidade de ter um calendário na cidade para que ocorram palestras nas escolas e nos centros comunitários sobre saúde global do indivíduo. “Precisamos ter uma atenção na saúde, ela deveria ser de primeira. Temos um grande investimento nos hospitais , nos serviços de urgência e emergência, mas devemos investir melhor e com qualidade na atenção básica, com profissionais que impeçam um mal maior.”

CEV

Os parlamentares aprovaram a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV), que acompanhará o andamento das obras sob a responsabilidade das empresas TMK Engenharia e pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Segundo o vereador Topete, autor do requerimento que cria a CEV, os moradores do Conjunto Mário Covas, na Vila Natal, estão sendo afetados com a passagem de caminhões que estão efetuando o aterro no local da obra, o que, de acordo com ele, esta causando abalos nas residências, causando receio em relação a danos futuros.