Carioca propõe CEV para tratar do excesso de cabos e fios em postes públicos

Carioca propõe CEV para tratar do excesso de cabos e fios em postes públicos

Autor: Rodrigo Palassi/CMC

Por Denise Crescêncio

O vereador Carioca (PSDB) solicitou ontem (29/10), em sessão plenária, a formação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) com o intuito de tratar do excesso de fiação em postes públicos da cidade. No requerimento, o parlamentar menciona que o grupo irá apurar eventuais irregularidades praticadas por empresas concessionárias e/ou permissionárias que operam com cabeamento de energia elétrica, serviços de telefonia e internet nos postes.  

De acordo com o parlamentar, as constantes reclamações de munícipes acerca da desorganização e do acúmulo de cabos em postes de diversas vias públicas motivaram o pedido de abertura da CEV. “Isso é um problema que atinge toda a cidade”, lamentou o representante do PSDB ao explicar que essas empresas devem cumprir normas técnicas e padrões de alinhamento definidos pelos órgãos competentes.  

O vereador também destacou que, além da poluição visual, o problema gera riscos à segurança da população. “O excesso de fiação, muitas vezes inativa ou abandonada, compromete a estética urbana, dificulta a manutenção dos serviços públicos e pode oferecer riscos à integridade física de pedestres e trabalhadores da rede”, afirmou Carioca.  

Tinho (PSD), por sua vez, acrescentou que o que falta hoje é a fiscalização para que as prestadoras cumpram o que está disposto na Lei Municipal N ° 4.085/2020 que trata da obrigatoriedade de identificação do cabeamento e da retirada do material excedente. Batoré (Agir) citou que é de extrema importância tratar do assunto e chamou a atenção para a falta de iluminação em alguns pontos da cidade, como na Avenida Nove de Abril.