Carioca propõe sistema de energia solar para beneficiar famílias de baixa renda em Cubatão

Carioca propõe sistema de energia solar para beneficiar famílias de baixa renda em Cubatão

Autor: Rodrigo Palassi/CMC

Por Denise Crescêncio

O vereador Carioca (PSDB) solicitou ontem (04/11), na sessão ordinária, que o Governo Municipal realize estudos técnicos a fim de implementar no município uma usina de energia solar fotovoltaica para beneficiar famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único. De acordo com o vereador, a medida não só isentará as famílias do pagamento da conta de energia elétrica como também contribuirá para a preservação ambiental.

A energia solar é obtida por meio da luz e do calor emitidos pelo sol e é considerada uma fonte de energia limpa, renovável e sustentável. Carioca citou que a iniciativa trará muitos benefícios ao município. “Podemos reduzir significativamente o custo com o consumo de energia elétrica nos prédios e serviços públicos, economizando recursos que poderão ser aplicados em outras áreas essenciais como a saúde, a educação e a infraestrutura”, defendeu o representante do PSDB.

Além disso, Carioca mencionou que a implantação desse sistema movimentará a economia da cidade, ao promover a empregabilidade de forma direta e indireta, além de conferir a Cubatão um exemplo de gestão responsável e inovadora. “O impacto positivo dessa iniciativa inclui a melhoria da qualidade de vida à população mais vulnerável e o estímulo à sustentabilidade energética local”, disse ele ao acrescentar que a proposta está alinhada ao princípio da economicidade, uma das premissas da Administração Pública.